Antigo futebolista do Sporting e campeão do Mundo de sub-20 em 1991 tinha 52 anos
Morreu João Oliveira Pinto. O antigo futebolista do Sporting e campeão do Mundo de sub-20, em 1991, lutava contra uma leucemia. Tinha 52 anos.
Sob o comando de Carlos Queiroz, o médio-ofensivo sagrou-se campeão mundial de sub-20 em Lisboa, ao lado de jogadores como Nélson, Jorge Costa, Rui Bento, Paulo Torres, Luís Figo, Peixe, Rui Costa ou João Pinto, mas também Brassard, Gil e Toni, ou Capucho, Tulipa, Cao, Abel Xavier, Tó Ferreira e Luís Miguel.
Relacionadas
Formado no Sporting, João Oliveira Pinto representou ainda clubes como o Atlético, V. Setúbal, Estoril, Gil Vicente, Sp. Braga, Farense, Marítimo, Académica, Imortal, Amora, Sesimbra e Alfarim.
Desempenhava, há alguns anos, funções como Delegado do Sindicato dos Jogadores e enfrentava, há cerca de dois anos, o mais duro e ingrato duelo da sua vida: a batalha contra o cancro, no caso, a leucemia.
Já depois de lhe dedicar homenagem em espaço próprio, como colunista de Record, Joaquim Evangelista, presidente do Sindicato dos Jogadores e amigo do ex-atleta, chegou a deixar o seu desabafo nas redes sociais.
O Sindicato e o próprio João Oliveira Pinto fizeram questão de manifestar gratidão pelas mensagens de apoio, mas recusaram quaisquer iniciativas de coleta e recolha de donativos.
Fernando Gomes, presidente da FPF, manifestou em nome do organismo que tutela todo o futebol nacional a sua tristeza e enviou as suas condolências a família, amigos, Sindicato dos Jogadores e ao seu presidente, Joaquim Evangelista.
O Sindicato do Jogadores também expressou o seu pesar, com uma mensagem nas redes sociais.
Também a Liga Portugal, presidida por Pedro Proença, fez questão de deixar a sua nota de pesar pela morte de João Oliveira Pinto.
O Sporting, clube onde João Oliveira Pinto se fez jogador de futebol, deixou também os seus pêsames pela morte do ex-leão.
À família enlutada, Record apresenta sentidas condolências.
Em atualização
Em entrevista a Record, a guarda-redes acredita que Portugal encurtou distãncias para a campeã mundial de futsal
Caxinas travou formação de Oeiras
Selecionador e guarda-redes portuguesa entrevistados por Record depois da medalha de prata no Mundial feminino de futsal
Dúvida na alternativa para o miolo
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam