Cristiano Ronaldo conquistou a quinta Bola de Ouro da carreira, igualando Lionel Messi no topo desta lista. Ao mesmo tempo, a vitória do craque do Real Madrid permitiu a Portugal tornar-se no país que mais vezes (sete) alcançou o prémio atribuído pela 'France Football' que distingue o melhor futebolista do Mundo.
O nosso país surge na liderança lado a lado com Alemanha e Holanda, ambas com sete, e bem pode agradecê-lo ao atual capitão da Seleção Nacional. Vencedor em 2008, 2013, 2014, 2016 e 2017, Ronaldo é quem mais contribuiu para este registo, seguindo-se Luís Figo (2000) e Eusébio (1965) com um triunfo cada.
Há que referir, porém, que os germânicos são mais 'democráticos' na distribuição das suas conquistas. Um total de cinco futebolistas alemães (Beckenbauer, Rummenigge, Gerd Müller, Matthäus e Matthias Sammer) foram eleitos melhores do Mundo pela revista francesa, contra os três portugueses e holandeses (Cruyff, Van Basten e Gullit).
O avançado merengue é igualmente decisivo para que Portugal seja também o país com mais Botas de Ouro - precisamente oito, entre Ronaldo (4), Eusébio (2) e Fernando Gomes (2). A Argentina aparece no segundo lugar, com cinco.
Mais Botas de Ouro e mais Bolas de Ouro: eis o pecúlio de um pequeno país que 'teima' em colocar-se entre as principais potências mundiais do futebol, pese a menor base de recrutamento. Mas, convém dizê-lo, muitas destas proezas têm um só nome: Cristiano Ronaldo.
Por João Socorro Viegas
Defesa-central checo, de 33 anos, assinou um contrato válido por duas temporadas com o Rio Ave e admitiu ter um papel a desempenhar no grupo
Últimos internacionais devem chegar na quinta-feira
Técnico do Gil Vicente tem estado atento às camadas jovens do clube, indo de encontro ao projeto apresentado pela SDUQ nas últimas épocas
Trio de avançados participou em apenas oito dos 24 golos na época
Ex-Sporting retira-se aos 32 anos
Somou dois empates e nove derrotas em 11 jogos
Eder Smic Valencia está prestes a mudar-se para a MLS
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense
Revelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano
Insólito aconteceu no último dia do mercado de transferências