Faleceu ontem, no Hospital Nossa Senhora da Oliveira, em Guimarães, vítima de esclerose múltipla, doença que lhe foi diagnosticada em Janeiro, quando ainda representava o Moreirense, o ex-jogador João Manuel.
O antigo atleta da União de Leiria, Académica, Ac. Viseu e Viseu e Benfica morreu aos 37 anos. Na última sexta-feira tinha sido internado em Guimarães, devido a uma pneumonia. O funeral realiza-se amanhã, em Moimenta da Beira, em horário ainda a definir.
Exemplo
Foi no Estádio da Luz, frente ao Benfica, na segunda jornada da corrente edição da SuperLiga, que fez pela última vez aquilo que mais gostava: jogar futebol.
João Manuel era considerado um exemplo de profissionalismo no desporto e, apesar da idade, parecia passar por um jovem principiante nos treinos e nos jogos, tal era a vontade com que exercia a profissão. A regularidade e a qualidade de passe eram as suas principais “armas”.
Minuto de silêncio
Em Leiria, onde jogou durante nove temporadas, o jogador é especialmente recordado. Ontem, a União anunciou o pedido à Liga de clubes para respeitar um minuto de silêncio antes da partida com o Rio Ave.
Em Coimbra, onde representou a Académica, foi ontem decretado luto pelo presidente da Briosa, José Eduardo Simões. O líder dos estudantes disponibilizou-se ainda para participar em qualquer evento de solidariedade, como em Março, quando se realizou, no Estádio Cidade de Coimbra, um jogo particular com cerca de cem amigos e colegas de João Manuel.
Em Viseu, o capitão do Académico, Rogério, confessou-se chocado com o desaparecimento do antigo colega, com quem jogou também no Viseu e Benfica: “Foi das pessoas que mais me ajudou naquela altura; era um grande homem, cheio de sentimentos”.
As emoções estão também presentes no comunicado emitido pelo Sindicato dos Jogadores, e assinado pelo presidente Joaquim Evangelista: “Nesta hora, mais que as palavras valem os sentimentos (...) de saudade, do amigo, na verdadeira acepção da palavra: altruísta e solidário”.
De Moimenta à I divisão
Natural de Moimenta da Beira, João Manuel deu nas vistas muito jovem ao serviço do Viseu e Benfica. Enquanto juvenil já era chamado à equipa principal, que no final da década de 90 disputava a III Divisão. Em 1988 deu o “salto” para o rival Ac. Viseu, tendo-se estreado na I Divisão frente ao Marítimo a 28 de Agosto desse ano. Depois de passagem pela Académica, transferiu-se para a U. Leiria, sendo o segundo jogador mais vezes utilizado pelo clube na SuperLiga. Neste particular, João Manuel só é superado pelo amigo Luís Bilro. O ponto alto ocorreu na época 2002/03, quando ajudou a União a chegar à final da Taça de Portugal.
À imagem de Torres e Eusébio
Treinador do Arouca assumiu o suspiro de alívio pelo regresso aos triunfos
Técnico apresentou-se resignado em função da expulsão madrugadora
Extremo entrou para dar triunfo importante. Alverca acusou expulsão precoce de Sandro Lima
Davy Klaassen inaugurou o marcador no clássico com o Feyenoord com um grande remate de fora de área
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Formação brasileira venceu por 2-0, com golos de Léo Pereira e Danilo
Belgas e holandeses também perderam
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo