Faleceu ontem, no Hospital Nossa Senhora da Oliveira, em Guimarães, vítima de esclerose múltipla, doença que lhe foi diagnosticada em Janeiro, quando ainda representava o Moreirense, o ex-jogador João Manuel.
O antigo atleta da União de Leiria, Académica, Ac. Viseu e Viseu e Benfica morreu aos 37 anos. Na última sexta-feira tinha sido internado em Guimarães, devido a uma pneumonia. O funeral realiza-se amanhã, em Moimenta da Beira, em horário ainda a definir.
Exemplo
Foi no Estádio da Luz, frente ao Benfica, na segunda jornada da corrente edição da SuperLiga, que fez pela última vez aquilo que mais gostava: jogar futebol.
João Manuel era considerado um exemplo de profissionalismo no desporto e, apesar da idade, parecia passar por um jovem principiante nos treinos e nos jogos, tal era a vontade com que exercia a profissão. A regularidade e a qualidade de passe eram as suas principais “armas”.
Minuto de silêncio
Em Leiria, onde jogou durante nove temporadas, o jogador é especialmente recordado. Ontem, a União anunciou o pedido à Liga de clubes para respeitar um minuto de silêncio antes da partida com o Rio Ave.
Em Coimbra, onde representou a Académica, foi ontem decretado luto pelo presidente da Briosa, José Eduardo Simões. O líder dos estudantes disponibilizou-se ainda para participar em qualquer evento de solidariedade, como em Março, quando se realizou, no Estádio Cidade de Coimbra, um jogo particular com cerca de cem amigos e colegas de João Manuel.
Em Viseu, o capitão do Académico, Rogério, confessou-se chocado com o desaparecimento do antigo colega, com quem jogou também no Viseu e Benfica: “Foi das pessoas que mais me ajudou naquela altura; era um grande homem, cheio de sentimentos”.
As emoções estão também presentes no comunicado emitido pelo Sindicato dos Jogadores, e assinado pelo presidente Joaquim Evangelista: “Nesta hora, mais que as palavras valem os sentimentos (...) de saudade, do amigo, na verdadeira acepção da palavra: altruísta e solidário”.
De Moimenta à I divisão
Natural de Moimenta da Beira, João Manuel deu nas vistas muito jovem ao serviço do Viseu e Benfica. Enquanto juvenil já era chamado à equipa principal, que no final da década de 90 disputava a III Divisão. Em 1988 deu o “salto” para o rival Ac. Viseu, tendo-se estreado na I Divisão frente ao Marítimo a 28 de Agosto desse ano. Depois de passagem pela Académica, transferiu-se para a U. Leiria, sendo o segundo jogador mais vezes utilizado pelo clube na SuperLiga. Neste particular, João Manuel só é superado pelo amigo Luís Bilro. O ponto alto ocorreu na época 2002/03, quando ajudou a União a chegar à final da Taça de Portugal.
Vitorianos ficam com a maior fatia, de 4.910 euros
Capitão da Seleção Nacional fez publicação nas redes sociais
Kristian Bereit anunciou nas redes sociais que irá representar o médio do FC Porto a partir de 2026
Selecionador admite equacionar Quenda e Mora e vai decidir entre Houston e Miami como base no Mundial
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam