Os 'alunos' aprovados no Curso de Arbitragem para jogadores de futebol receberam esta quinta-feira os respetivos diplomas, em cerimónia realizada na Cidade do Futebol.
A iniciativa resultou de uma parceria do Conselho de Arbitragem (CA) da FPF e do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol e sete jogadores receberam os respetivos diplomas - Gilberto Seidi, Américo Paulo, Gonçalo Agrelos, Janilson dos Santos, José Carlos Correia, Vítor Carvalho e Kelly Coiaté (este representado por um familiar) - numa cerimónia que contou com a presença presidente do CA da FPF, Fontelas Gomes, do presidente do SJPF, Joaquim Evangelista, para além de Luís Caldeira, da área de formação do Sindicato, e alguns dos jogadores agora com curso de arbitragem, para além dos árbitros Tiago Martins, Hélder Malheiro e Cláudio Pereira.
"É uma área importante para que os jogadores tenham consciência das regras do jogo e que compreendam muitas decisões que os árbitros tomam em campo. Esta partilha de conhecimento entre jogadores e árbitros é muito importante para o futuro do futebol. Trata-se do primeiro curso para jogadores de futebol, sendo o nosso objetivo de dar esta certificação aos jogadores, sendo este mais um caminho nesse sentido, uma vez que a carreira dos jogadores termina relativamente cedo, e pode ser uma forma de continuar ligado ao futebol, na arbitragem. É mais uma porta que se abre. Isto para além da questão financeira, que também é importante", disse Fontelas Gomes.
Já Joaquim Evangelista comentou: "É com enorme satisfação que nos associamos neste projeto com o Conselho de Arbitragem, a par de outras iniciativas em que já colaborámos com a FPF. É um projeto inovador que abraçámos, na tentativa de, por um lado, contribuir para aumentar a base de recrutamento da arbitragem, e por outro lado garantir aos jogadores um plano B, uma saída profissional interessante e com futuro. Os jogadores, com a experiência acumulada na prática do futebol, tem condições privilegiadas para avançar nesta função. O Sindicato está sempre do lado da arbitragem, porque defendemos os protagonistas. Como sei que o contrário também é verdade, e que os árbitros tudo farão para defender os jogadores de futebol."
No final da cerimónia, os novos árbitros conheceram as instalações do centro de vídeo-arbitragem da FPF.
Especialistas Record Jorge Faustino e Marco Ferreira analisam a arbitragem de Sérgio Guelho
Dragões fizeram publicação nas redes sociais
Especialistas Record analisam arbitragem de André Nasciso
Encarnados deixaram publicação com lances nas redes sociais
Antigo jogador investigado por fuga aos impostos
Jovem do Corinthians está a participar na competição em Portugal com um selecionado do Brasil
Lendário nome do futebol alemão, que também fez história em Itália, lamenta a trágica eliminação no apuramento para o Mundial
Lateral esquerdo foi apresentado no Forte Virtus, do terceiro escalão
Ítalo-argentino apelida o técnico como um "maníaco da linha de fora de jogo"
Ex-jogador e agora comunicador recorda episódio curioso em entrevista à 'Sábado'