Na estreia do programa 'Livre Arbítrio', do Canal 11, Duarte Gomes, diretor técnico de arbitragem da FPF, falou sobre alguns lances referentes à 6.ª jornada da Liga Betclic, com especial destaque para os penáltis que originaram os dois primeiros golos do Sporting frente ao Moreirense, um lance a envolver Pavlidis no AVS-Benfica e ainda o canto que originou o primeiro golo do FC Porto na vitória (3-0) em casa do Rio Ave.
SPORTING-MOREIRENSE
Lance aos 75'
Your browser doesn’t support HTML5 video
"É uma decisão tecnicamente pacífica, um pontapé de penálti bem assinalado. O que está em destaque é a colocação do árbitro. Não é só proximidade, é a colocação mesmo. Não deve excessivamente próximo porque fecha o foco, deve ter alguma distância. Entre 10 e 15 metros. Sentiu que a jogada descaiu e acompanhou o processo da jogada. Não se deixou tapar por ninguém. Poderia ser ou não ser salvo pelo VAR, mas tomou a decisão sozinho porque estava muito bem colocado"
Lance aos 88'
Your browser doesn’t support HTML5 video
"Esta situação dá um desenho mais ou menos semelhante. Mais uma vez a colocação do arbitro, a serenidade. é uma decisão que não deixa dúvidas a ninguém. Justifica-se o cartão amarelo porque é um corte de uma oportunidade clara de golo na tentativa de jogar a bola na área. Ele fica isolado, mas o jogador faz a rasteira na tentativa de jogar a bola. Duas decisões que aprecem pacificas e fáceis, mas é preciso ter mérito para decidir bem"
AVS-BENFICA
Lance aos 84' - Pavlidis ganha as costas à defesa adversária e surge, de rompante, um defesa adversário a colocar fim à marcha do avançado grego. Em campo, nada foi assinalado.
"Foi uma situação que escapou ao árbitro. Há aparentemente um corte na bola, muitas queixas do jogador... e quando o árbitro vê um jogador com muitas queixas tende a desconfiar. Fala com a equipa. De facto há um corte na bola e não há posição irregular. Mas depois do corte na bola há uma entrada por trás na perna direita a varrer o Pavlidis. É daqueles lances em que percebemos que entrar primeiro à bola nem sempre anula a infração seguinte se for negligente. Escapou ao escrutínio de um árbitro. Uma ação que ficou por punir e de um cartão amarelo. Não era vermelho porque a bola não fica para a frente do Pavlidis. A bola desviou a trajetória para a linha lateral e está um defesa na dobra. Se a bola vem para a frente é vermelho"
RIO AVE-FC PORTO
Lance aos 4'
Your browser doesn’t support HTML5 video
"O Alan Varela está perto do guarda-redes e até tem um comportamento inicial que não deve ter, de se encostar ao guarda-redes, obrigando-o a empurrá-lo e que depois aparece em fora de jogo muito perto do guarda-redes, mas lá está, o guarda-redes vê a trajetória da bola e aquele jogador não teve impacto na maneira como aborda o lance. Se a bola fosse na linha do Alan Varela havia justificação para o fora de jogo. É subjetivo. Se ele podia chegar à bola e vê a trajetória da bola, aquele corpo, ainda que muito perto, não afeta claramente o campo de visão."