_
O presidente da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF), Luciano Gonçalves, elogiou esta segunda-feira a decisão de adoção das linhas de fora de jogo no videoárbitro durante a próxima época da 1ª Liga.
"Era uma necessidade, era algo que a arbitragem pretendia, e não creio que vá servir para alimentar mais os problemas do futebol português. Espero que não se cometa o mesmo erro duas vezes. Espero que consigamos aproveitar o que de bom aquilo que as linhas vão trazer e não que se aproveite isso para ser mais um fator distrator do que é a arbitragem em Portugal", disse, à margem da presença num ciclo de conferências da Rádio Renascença.
O anúncio foi efetuado pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) num comunicado conjunto enviado à Agência Lusa, que explicou ainda que o processo está em "fase de reajustes técnicos das condições estruturais e logísticas" para garantir a operacionalidade do sistema em 2019/20.
Instado a fazer um balanço da última temporada ao nível da arbitragem portuguesa, Luciano Gonçalves assumiu um "sabor agridoce" e não deixou de criticar o clima de pressão sobre os árbitros nas competições profissionais.
"É uma época em que ficámos satisfeitos, porque sabemos que fizemos tudo aquilo que podíamos ter feito para que o futebol nacional saísse mais valorizado, com melhores desempenhos das equipas de arbitragem. Naturalmente, a outra parte que nos deixa insatisfeitos é que mais um ano passou e mais uma vez o árbitro continua a ser o elo mais incompreendido em todos os agentes", disse.
Presente num painel em que estiveram também o árbitro João Capela, da Associação de Futebol de Lisboa, e o ex-árbitro Duarte Gomes, o líder da APAF prosseguiu o seu discurso, frisando ainda a urgência de passar a ver os árbitros "como uma parte do jogo e não como um mal necessário" e que estes são quem mais sofre quando não é feita uma boa arbitragem.
Por LusaÁrbitro da AF Évora apita, pela terceira vez, um duelo entre FC Porto e Sporting
Luís Godinho vai apitar clássico do Dragão
Antigo árbitro internacional espanhol avalia lances polémicos da 20.ª jornada da Liga Betclic
Todas as respostas no Apito Record
Tomás Cruz motivou recolha de informações nas últimas semanas
Leandro Machado representou os leões, de 1997 a 1998, e o Santa Clara, em 2003. Atualmente era Secretário do Desporto da prefeitura de Santo Amaro da Imperatriz, no Brasil
Desvendamos o mistério do famoso meme do TikTok
Conselheiro desportivo do PSG concedeu uma longa entrevista à TF1
Tudo o que aconteceu no derradeiro dia da janela de inverno
Os 18 emblemas do escalão principal gastaram 424,9 ME