_
Após três jornadas, apenas um dos três crónicos candidatos perdeu pontos, o Benfica, mas nenhum ofereceu uma exibição desprovida de sustos. Como se comparam os três grandes face ao que fizeram nas primeiras três rondas da Liga 22/23?
O campeão Benfica é aquele em que se notam maiores diferenças, sobretudo no plano defensivo. Os encarnados permitiram 31 remates, mais 18 do que há um ano, mais que duplicando os Golos Esperados contra (3,7 contra 1,3 em 22/23).
Já o FC Porto soma 121 ações na área contrária, mais 27 do que há um ano, fruto dos cercos forçados no final das partidas. No entanto, os dragões são a segunda equipa com menos ações defensivas no meio-campo adversário (21), em clara cisão com um dos seus pontos fortes nas últimas épocas.
Por fim, o Sporting. Os leões levam 110 ações na área adversária, mais 42 do que na Liga 22/23 e, apesar de terem permitido o mesmo número de remates (29), baixaram para cerca de metade o total de golos esperados na sua baliza (2.7, contra 5.3).
Vitória é líder eficaz
Os conquistadores lideram a Liga e sustentam-no defensivamente, sendo a equipa que menos Golos Esperados permitiu até agora (1.9). Lá na frente o Vitória também mostra eficácia, tendo marcado mais 2.3 golos do que o que seria expectável, face ao que criou.
O MVP mora no Estoril
O Estoril perdeu na Amadora, mas nem isso apaga o brilho do único jogador da Liga com três eleições MVP GoalPoint até agora. João Marques (21 anos) marcou na Reboleira e leva três ações para golo, disparando cedo na corrida a revelação da prova.
Guardião contra males maiores
Luiz Júnior brilhou em Alvalade com cinco defesas que mantiveram a incerteza no resultado até final. O guardião do Famalicão já lidera a Liga em Golos Esperados Evitados, com 3 golos ‘certos’ evitados, em 10 defesas.
José Bessa dá o exemplo
O duelo entre o Estrela e o Estoril (2-1) foi o jogo com menos faltas até agora na Liga, com 15, menos seis que o segundo menos faltoso, o FC Porto-Farense (2-1) da segunda jornada. Parabéns ao árbitro José Bessa, fosse sempre assim.
Suplentes de luxo
André Franco (FC Porto) e David Neres (Benfica) são os jogadores com mais Assistências Esperadas (ambos com 1.14), isto apesar de terem jogado menos de 90 minutos nas três jornadas disputadas.