Os recordes e a forma como foram alcançados confirmam uma época histórica
Fim de festa na Liga Betclic 23/24, com um campeão sem discussão, sustentado no bom futebol e nos números. O Sporting atingiu os 90 pontos pela primeira vez na sua história, um novo recorde do clube que é acompanhado por algo raro, o facto de não ter perdido qualquer ponto em 17 jogos em casa.
O leão foi, de longe, o melhor ataque com 96 remates certeiros, fruto de um incrível saldo positivo entre Golos Marcados e Esperados (xG) de 22, o valor mais alto das principais ligas europeias, e de uma taxa de conversão de 17 por cento dos remates e 51 por centro das ocasiões flagrantes, ambas as mais altas da Liga. Avassalador!
Apesar de não ter sido a melhor defesa, o Sporting terminou como o conjunto que menos remates permitiu aos adversários (oito por jogo), inclusive na sua grande área (4), e que menos Golos Esperados contra permitiu, somente 27 nas 34 jornadas, bem abaixo do segundo melhor, o FC Porto (29). O leão rugiu bem alto, até nos analytics.
Viktor Gyökeres: a figura da Liga
O sueco foi o melhor marcador do campeonato, com 29 golos, aos quais somou mais dez assistências, fixou a média mais alta de ações com bola na área contrária (10) e terminou com o mais alto saldo entre golos marcados e esperados (xG), com mais seis.
FC Porto e Benfica perdulários
Em sentido oposto à competência atacante leonina estiveram os outros candidatos, Benfica e FC Porto, que terminaram com saldos negativos na relação entre golos marcados e esperados, as águias com menos um e o dragão com menos três.
Braga foi a equipa com mais cabeça
O Braga foi a equipa que mais golos de cabeça marcou na Liga, nada menos que 14, mais um que o Farense e dois que o Sporting; a terceira com mais disparos de cabeça (três por jogo) e a que mais remates realizou após cruzamento (2,1). Domínio aéreo.
Águia não agarra ocasiões flagrantes
A equipa de Roger Schmidt foi a que mais ocasiões flagrantes criou em média, cerca de três por jogo, mas o aproveitamento esteve muito aquém. As águias converteram somente 36 por cento das situações, a sétima pior percentagem da Liga Betclic.
Conjunto mais pressionante foi…
O Benfica! Os encarnados terminaram o campeonato com a melhor média, de longe, de ações defensivas no meio-campo contrário, 16 por partida, bem à frente da segunda formação mais pressionante, o surpreendente Rio Ave (12 por jogo).
Os recordes e a forma como foram alcançados confirmam uma época histórica
Análise da GoalPoint
Análise GoalPoint
Ex-Sporting esteve "desaparecido desde o primeiro minuto" no jogo com a Suíça
Antigo internacional inglês escreveu um livro sobre a carreira
Avançado do Sporting foi titular, médio do Benfica entrou para os minutos finais
Francês não orienta uma equipa desde 2021, quando saiu do Real Madrid