Bernardo Carvalho: «Gala das Campeãs vai ser a oportunidade de darmos visibilidade às jogadoras que lutam pelo futebol feminino»

Mariana Coelho, jogadora do Estoril e técnica superior na Câmara Municipal de Cascais, e Bernardo Carvalho, marketing manager na 'Unilever', estiveram à conversa com Record sobre a Gala das Campeãs que se vai realizar no dia 27 de novembro. Mariana e Bernardo acreditam que será um evento importante para provomer o futebol feminino em Portugal e homenagear as mulheres que jogam futebol. 

Record: Qual é a importância para a Câmara Municipal de Cascais estar associada à organização da ‘Gala das Campeãs’?

Mariana Coelho: "O futebol feminino está a ser cada vez mais valorizado e é sempre vantajoso que qualquer entidade esteja associada a uma organização destas porque estamos a valorizar a mulher e a traçar um caminho que ainda não tinha sido feito: a realização de uma gala. Ainda para mais, sendo em Cascais, nós enquanto Câmara não podíamos não estar associados porque o desporto feminino é cada vez mais importante".

PUB

R: E para si, em particular, enquanto jogadora?

MC: "Poder estar a apoiar a organização desta gala sendo jogadora é muito gratificante porque consigo aliar as minhas duas paixões. Eu adoro jogar futebol, mas também adoro o meu trabalho na Câmara. Conseguir estar nestas duas vertentes na organização desta gala tem sido muito importante porque também posso trazer um ‘Know-How’ para esta organização".

PUB

R: E para a 'Unilever'?

Bernardo Carvalho: "A 'Unilever' procura ter um papel ativo na sociedade e desmistificar questões como a desigualdade. Não haveria melhor forma de valorizar o futebol feminino do que juntar as duas marcas que enaltecem o desporto. Há aqui um casamento perfeito. A Linic é uma marca que desmistifica o conceito da caspa e que assina como ‘Não há nada a esconder’. É esta a mensagem que queremos passar para as atletas. De uma forma metafórica: ‘livra-te da caspa, livra-te das dúvidas, livra-te dos entraves que tenhas para o teu desempenho profissional’. No fundo é: ‘marca golos sem quaisquer entraves’. A Rexona é a marca que acredita no poder do movimento para transformar positivamente a confiança de todos. É esta a mensagem, sobretudo de superação, que eu também quero passar para as atletas. A gala vai ser a oportunidade de darmos o máximo de visibilidade a estas guerreiras que lutam todos os dias e que nem sempre têm atenção".

R: Quais são as vossas expectativas para a gala?

PUB

MC: "Acho que vai ser muito bom. Há uns anos seria impensável equacionar fazer uma gala como esta. É um bom ponto de partida para que no futuro uma marca do futebol feminino. É uma iniciativa incrível. Fiquei muito contente quando soube. Espero que a gala venha para ficar e que se realize durante muitos anos para que o futebol e o futsal feminino continuem a ser impulsionados e valorizados".

BC: "São muito boas. Vai ser incrível. É uma ótima rampa de lançamento para passarmos as mensagens que temos transmitido através de jogadoras, de meios como o Record e de marcas e instituições. Que mais participantes venham e patrocinadores se juntem para enaltecer aquilo que é uma mensagem que está cada vez mais a ser acarinhada. Ainda existe um campo ainda por explorar. Acho que o futuro é muito risonho. Os primeiros passos já foram dados, mas ainda há muitas bolas para chutar. Estamos todos num ótimo caminho. Quero muito que venha esta gala. Vai ser espetacular".

R: O que é que diriam a uma menina que quer começar a jogar futebol?

PUB

MC: "Não tenhas medo. Tu consegues tudo. Não pode haver medo nenhum de praticar um desporto que hoje em dia infelizmente ainda é visto como um desporto de homens. As oportunidades estão cá. Há pessoas a ver. Não tenhas medo e arrisca. O desporto é uma escola de aprendizagem muito grande e acho que qualquer menino ou menina deveria praticar desporto, não falo apenas do futebol. É uma escola que nos dá valores que nos vão acompanhar e guiar pela vida fora".

DC: "Agarrem-se às oportunidades, não se encostem à sombra da bananeira porque a montanha já foi maior. Reparem que todo o histórico e todo o legado deixado por estas atletas está a proporcionar-lhes uma quebra de barreiras físicas, emocionais e de estereótipos".

Por Teresa Dinis Oliveira
Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
Ultimas de Futebol Feminino Notícias
Notícias Mais Vistas
PUB