O primeiro encontro de sempre entre Benfica e Sporting bateu este sábado o recorde de assistências num estádio de futebol em Portugal na vertente feminina e resultou numa receita no valor de 38.000 euros só ao nível de bilhética.
Com cada ingresso a custar dois euros e cinquenta cêntimos, as pessoas corresponderam em massa e mostram-se solidárias com as vítimas da tragédia do ciclone Adai, que atingiu a região centro de Moçambique, o Maláui e o Zimbabué em 14 de março.
Num dia em que o menos importante foi o resultado, - o Sporting venceu o Benfica por 1-0-, a partida entre 'rivais' a disputar campeonatos distintos, uma vez que as 'encarnadas' competem na segunda divisão no ano de estreia, foi de festa, de solidariedade e também de recordes.
Os primeiros adeptos afetos as 'águias' e 'leoas', entre eles muitas crianças, começaram a entrar no Estádio do Restelo, em Lisboa, pelas 14:40, com a primeira ovação a acontecer durante a subida ao relvado das jogadoras do Sporting e, posteriormente, do Benfica, para os exercícios de aquecimento.
Já com as bancadas bem compostas, cedo ficou percetível que o número (12.213) recorde de espetadores registado num jogo de futebol feminino em Portugal, na altura em 2017, na final da Taça de Portugal, entre Sporting e Sporting de Braga, iria ser superado.
Muitos adeptos, misturados nas bancadas, entraram já depois de cumprido o minuto de silêncio em homenagem às vítimas do desastre natural, que, segundo as autoridades moçambicanas, subiu hoje para 501 o número de mortos. Os feridos mantiveram-se em 1.523, porém o total de pessoas afetadas ascendeu aos 843.723.
Para além das receitas de bilheteira irem na totalidade para Moçambique, o 'speaker' do Estádio anunciou durante o intervalo que os patrocinadores de Benfica e de Sporting doaram dois cheques à Cruz Vermelha Portuguesa, cada um no valor de 5.000 euros, antes de revelar que estiveram presentes no encontro 15.204 espetadores.
Entre os mais de 15.000 adeptos, marcaram presença o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, a Ministra da Saúde, Marta Temido, o Secretário de Estado do Desporto e da Juventude, João Paulo Rebelo e o embaixador de Moçambique.
Por LusaEncarnadas estreiam-se na fase de liga a 7 de outubro
Lidiane bisou no êxito do Damaiense em Braga e sonha com novo feito na receção ao Sporting
Prova do escalão sub-17 realiza-se no fim de semana e junta oito equipas no Campus do Jogador, em Odivelas
Águias vão defrontar "os dois maiores colossos do futebol europeu" no feminino - Arsenal e Barcelona
Na antevisão do jogo com o Chelsea
Mensagem em vídeo de pouco mais de um minuto publicado no Instagram
Argentino 'empresta' imagem para jovens que sonham ser como ele
Luca Zidane vai representar país dos avós
Selecionador brasileiro destaca qualidade dos dois jogadores que atuam em Portugal
A expulsão aos 22', com vermelho direto, do médio Diabate, permitiu ao Sturm Graz partir para um triunfo tranquilo