Um golo solitário de Bruno Loureiro, aos 51 minutos, deu esta quarta-feira uma preciosa vitória ao Académico de Viseu, em casa, frente ao Penafiel, uma das equipas do topo da classificação da Segunda Liga. Nas bancadas, a tarja em que se lia "Moreira último round" não deixava dúvidas sobre a importância do jogo, também para o treinador dos viseenses, que precisam desesperadamente de pontos para deixarem a incómoda posição em que caíram após a derrota na passada jornada na Trofa (1-0).
Já o Penafiel sabia que continuar nos lugares cimeiros poderia passar por uma vitória no Fontelo. Eram por isso duas equipas pressionadas, por razões diferentes, e o primeiro tempo, sem grandes oportunidades de golo, acabou por refletir essa situação. Na segunda parte, com o golo de Bruno Loureiro, o jogo tornou-se mais atrativo. Os academistas à procura de manter ou dilatar vantagem e o Penafiel na busca do empate e da reviravolta no marcador.
A verdade é que os homens da casa conseguiram controlar o jogo e manter o Penafiel longe da baliza de Ricardo Janota. Cláudio, de regresso à titularidade, mostrou toda a sua categoria na defesa academista, que raramente concedeu veleidades aos avançados penafidelenses.
Seria mesmo o Académico de Viseu, já na fase de algum desespero do Penafiel, quem esteve mais perto do 2-0, depois de Leonel, numa situação de dois contra um, ter desperdiçado frente a Coelho. Com este triunfo, os viseenses subiram ao 17.º lugar e voltam a respirar melhor, tendo retirado alguma da pressão sobre o treinador Filipe Moreira, cada vez mais contestado nas bancadas. Quanto ao Penafiel, desperdiçou uma oportunidade de se aproximar do topo, já que foi incapaz de aproveitar a perda de pontos de Portimonense e Moreirense.
Jogo no Estádio do Fontelo, em Viseu Académico de Viseu - Penafiel, 1-0.
Ao intervalo: 0-0.
Marcadores: 1-0, Bruno Loureiro, 51 minutos.
Equipas
Académico de Viseu: Ricardo Janota, Tiago Rosa, Cláudio, Marco Lança, Tiago Gonçalves, Ibraima, João Martins, Bruno Loureiro, Luisinho (Leonel, 86), Zé Rui (Lourenço, 89), Cafu (Ouattara, 82).
Suplentes: Helder Godinho, Leonel, Diogo Alves, Ouattara, Tomé, Lourenço, João Alves.
Treinador: Filipe Moreira.
Penafiel: Coelho, Fábio Ervões, Pedro Ribeiro, Ferreira, Aldair (Paulo Ribeiro, 73), Dani, Rafael, Pedro Santos (Elisio, 6), André Fontes, Gabi, Ivan (Guedes, 45).
Suplentes: Nuno Santos, Guedes, J. Coelho, Mota, Elisio, Romeu Ribeiro, Paulo Roberto.
Treinador: Miguel Leal.
Árbitro: Ricardo Moreira (Vila Real).
Ação disciplinar: Nada a assinalar.
Assistência: Cerca de 300 espetadores.