O Atlético regressou este domingo aos triunfos na 2.ª Liga, ao receber e vencer o Santa Clara, por 2-1, em jogo da 19.ª jornada que teve três grandes penalidades assinaladas e duas expulsões para os lisboetas.
Os três golos do encontro foram todos eles apontados através de castigos máximos, primeiro por Bjorn, aos 21 e 33 minutos, para o Atlético, e depois por Nuno Silva, aos 79, que reduziu para os açorianos.
No entanto, a partida da Tapadinha foi igualmente fértil em cartões, uma vez que o árbitro Pedro Vilaça exibiu 14 amarelos e dois vermelhos, estes últimos para os alcantarenses Vítor Almeida e Igors Labuts, ambos no segundo tempo.
Depois de cinco jogos consecutivos sem vencer, a formação de Alcântara aproveitou da melhor forma as duas grandes penalidades assinaladas a seu favor, tendo se adiantado no marcador, no primeiro tempo, por intermédio do goleador Bjorn (13 golos na 2.ª Liga).
Contudo, os visitantes estiveram perto de reduzir a desvantagem em cima do intervalo, quando Ely quase aproveitou um erro de Pedro Almeida, sendo que, na etapa complementar, o domínio dos encarnados foi absoluto, desse logo graças à expulsão do central alcantarense Vítor Almeida, aos 47 minutos.
Com mais um elemento, o Santa Clara tentou anular o prejuízo na etapa complementar, mas o guardião Igors Labuts e a falta de pontaria dos avançados visitantes foi adiando o iminente golo dos açorianos, que acabaria mesmo por surgir à entrada para o último quarto de hora, por intermédio de Nuno Silva, também de grande penalidade.
Desse lance resultou a expulsão de Igors Labuts e, com menos dois elementos, o Atlético abdicou do jogo e limitou-se a defender a magra vantagem, que esteve perto de ser anulada nos instantes finais, quando o médio Ibrahim e, pouco depois, o poste retiraram a possibilidade de empate ao Santa Clara.
Jogo no Estádio da Tapadinha, em Lisboa.
Atlético - Santa Clara, 2-1.
Ao intervalo: 2-0.
Marcadores: 1-0, Bjorn, 21 minutos (grande penalidade). 2-0, Bjorn, 33 (grande penalidade). 2-1, Nuno Silva, 79 (grande penalidade).
Equipas:
Atlético: Igors Labut, Pedro Almeida, Vítor Almeida, Tiago Duque, Leandro Albano, Ibrahim, Silas, Kiki (Roberto, 51), Jorge Gonçalves, Quinaz (João Manuel, 78) e Bjorn (Ouattara, 84).
Suplentes: João Manuel, Palacios, Ouattara, Roberto, Jájá, Thomas e Minor Lopez.
Treinador: Rui Nascimento.
Santa Clara: Serginho, Luís Dias, Amoreirinha, Accioly, Mike, Tiago Ronaldo (Guilherme, 68), Ruizinho, João Ventura, Davide (João Pedro, 46), Ely e Nuno Silva.
Suplentes: Pedro Freitas, Paulo Henrique, Malafaia, Jony, Guilherme, João Pedro e Materazzi.
Treinador: Filipe Gouveia.
Árbitro: Pedro Vilaça (Porto).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Vitor Almeida (10 e 47), Ruizinho (20), Kiki (28), Luis Dias (32), Leandro Albano (45+1), Amoreirinha (47), Tiago Ronaldo (56), Igors Labuts (67), Tiago Duque (69), Mike (71), Guilherme (72), Nuno Silva (89) e João Manuel (90+3). Cartão vermelho por acumulação de amarelos para Vitor Almeida (47). Cartão vermelho direto para Igors Labuts (76).
Assistência: cerca de 400 espetadores.