O Estoril salvou esta segunda-feira um ponto na corrida pela subida, ao alcançar um empate (1-1) com o FC Porto B, em jogo da 12.ª jornada da Segunda Liga, com André Clóvis a marcar nos descontos.
O embate entre primeiro e 13.º classificados do segundo escalão ficou também marcado pelos ânimos exaltados que se seguiram ao golo estorilista, na sequência de uma grande penalidade sobre Soria muito contestada pelos portistas junto da equipa de arbitragem e que redundou em alguns empurrões. O árbitro Carlos Macedo expulsou mesmo Paulinho Santos, membro da equipa técnica azul e branca.
Até então, a história do encontro resumia-se essencialmente ao golo de Francisco Conceição, aos 39, que deu vantagem aos 'bês' portistas, numa excelente jogada individual culminada num remate duplamente desviado por Joãozinho e Hugo Gomes para a baliza dos anfitriões.
O golo obrigou o Estoril a assumir mais a iniciativa e a sair da sua zona de conforto, na qual não se importa de ceder domínio para ferir o adversário em ataques rápidos e cirúrgicos.
Contudo, o ataque da equipa orientada por Bruno Pinheiro encontrou em Cláudio Ramos um muro que só seria vencido à lei do penálti, com o guardião português a fazer várias intervenções de grande nível. O balanceamento ofensivo deixou também o Estoril à mercê de contra-ataques rápidos de Francisco Conceição e Gonçalo Borges, mas sem a necessária eficácia para sentenciar o jogo.
Com a margem mínima a deixar tudo em aberto, a decisão viria numa polémica grande penalidade ao 10.º minuto além dos 90, que premiou o esforço do Estoril e foi muito penalizadora para um FC Porto B que ficou a segundos de conseguir o seu segundo triunfo fora de portas. Com este empate, o Estoril mantém a liderança com 27 pontos e o FC Porto B ocupa agora o 13.º posto, com 11 pontos.
Jogo no Estádio António Coimbra da Mota, na Amoreira.
Estoril -- FC Porto B, 1-1.
Ao intervalo: 0-1.
Marcadores:
0-1, Francisco Conceição, 39 minutos.
1-1, André Clóvis, 90+10 (grande penalidade).
Equipas:
- Estoril: Dani Figueira, Carles Soria, Hugo Basto, Hugo Gomes, Joãozinho (André Clóvis, 86), João Gamboa, Rosier (Lazare, 66), André Franco, Harramiz, Vidigal (Chiquinho, 77) e Yakubu Aziz (Murilo, 87).
(Suplentes: Thiago, Vital, Chiquinho, Empis, Bruno Lourenço, Murilo, Hodzic, Lazare e André Clóvis).
Treinador: Bruno Pinheiro.
- FC Porto B: Cláudio Ramos, Francisco Conceição (Rafael Pereira, 90+1), João Marcelo, Gonçalo Borges (Boateng, 90+4), Diogo Bessa, Pedro Justiniano, Tiago Matos, Rodrigo Valente, Rodrigo Conceição, Namaso (Ivan Cássio, 80) e Johan Gomez.
(Suplentes: Ivan Cardoso, Ndiaye, Rafael Pereira, Rodrigo Pinheiro, Carlos Gabriel, Boateng, Meneses, Diogo Ressurreição e Igor Cássio).
Treinador: Rui Barros.
Árbitro: Carlos Macedo (AF Braga).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Harramiz (85), Johan Gómez (89), Rodrigo Conceição (90+9) e Ndiaye (90+10).
Assistência: Jogo à porta fechada devido à pandemia de covid-19.
Atacante do Leixões leva três golos em quatro jogos na competição
Reforços para o ataque e a defesa assegurados no último dia de mercado
Autoridade tributária coloca em causa a transferência de Danilo Pereira
Treinador do Ac. Viseu está satisfeito com o grupo que tem à disposição após o fecho do mercado
No processo que acabou por redundar no empréstimo de Kolo Muani ao Tottenham
Ex-Sporting retira-se aos 32 anos
Somou dois empates e nove derrotas em 11 jogos
Eder Smic Valencia está prestes a mudar-se para a MLS
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense
Foi assim que vivemos um dia de fecho de mercado animado até ao último segundo