_
O Gil Vicente recebeu e venceu este sábado o Penafiel por 2-1, em jogo da 31.ª jornada da 2.º Liga. O resultado foi construído na primeira parte. Jonathan, de grande penalidade, inaugurou o marcador, aos 14 minutos, e Reko ampliou para os gilistas, aos 28, antes de Luís Pedro, aos 41, reduzir para os penafidelenses.
Os visitantes, mais motivados, demostraram o porquê de ocuparem os primeiros lugares e apresentaram argumentos para criar problemas aos donos da casa, que tiveram mesmo de ter redobradas cautelas defensivas.
Os barcelenses acabaram por ser eficazes em dois momentos do encontro e, à meia hora, já venciam por 2-0. Primeiro, foi Jonathan que, aos 14 minutos e após ser derrubado na área por João Paulo, inaugurou o marcador na marcação da respetiva grande penalidade.
Depois, foi Reko, aos 28 minutos, a corresponder bem de cabeça a um pontapé de canto apontado por Luís Tinoco. O segundo golo do Gil Vicente, além de trazer mais tranquilidade à equipa, deixou o adversário a atuar em inferioridade numérica, já que Bruno Paixão não gostou da forma como Fábio Fortes protestou e expulsou o médio penafidelense.
Os visitantes conseguiram reduzir a quatro minutos do intervalo, com o central Luís Pedro a responder de cabeça ao centro da direita de Kalindi.
Na segunda parte, os donos da casa apareceram melhor organizados e o Penafiel, embora dominando, não conseguiu criar oportunidades para modificar o rumo do marcador, embora tenha enviado uma bola ao poste já em período de compensação.
Jogo no Estádio Cidade de Barcelos.
Gil Vicente-Penafiel, 2-1.
Ao intervalo: 2-1.
Marcadores:
1-0, Jonathan, 14 minutos (grande penalidade).
2-0, Reko, 28.
2-1, Luís Pedro, 41.
Equipas:
Gil Vicente: João Costa, Ricardinho, Sandro, Vítor Tormena, Luís Tinoco, Alphonse, Reko (Gaston Camara, 78), James Igbekeme (Alioune Fall, 64), Frederic (Jumisse, 74), Jonathan e João Vasco.
(Suplentes: Rui Sacramento, Dimba, Rui Faria, Gaston Camara, Gabriel, Alioune Fall e Jumisse).
Treinador: Pedro Ribeiro.
Penafiel: Ivo, Kalindi, João Paulo, Luís Pedro, Daniel Martins (Ludovic, 67), Romeu Ribeiro (Hélio Cruz, 77), Vasco Braga, Gustavo, Fábio Fortes, Gleison (Márcio Santos, 86) e Fábio Abreu.
(Suplentes: Tiago Rocha, Luís Dias, Ludovic, Hélio Cruz, Márcio Santos e Diouf).
Treinador: Armando Evangelista.
Árbitro: Bruno Paixão (Setúbal).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Luís Pedro (41), Jonathan (47), Reko (69), Alioune Fall (81 e 90+3) e João Paulo (90+4). Cartão vermelho direto para Fábio Fortes (29) e por acumulação de amarelos para Alioune Fall (90+3).
Assistência: Cerca de 1.200 espetadores.
Por Lusa