_
O Oriental venceu este domingo o Leixões por 2-1, em encontro da 21ª jornada da 2.ª Liga, naquela que foi a segunda derrota da formação de Matosinhos no Estádio do Mar.
A equipa da casa até começou melhor, com Yuanyi Li a inaugurar o marcador aos 15 minutos de jogo, mas, na etapa complementar, os lisboetas assinariam a reviravolta, com golos de Tom (56) e Roncatto (81).
Com este triunfo, o quarto consecutivo fora de portas para o Oriental (na II Liga), a formação de João Barbosa sobe ao 17.º posto da tabela, com 25 pontos, enquanto o Leixões, que tem apenas uma vitória nos últimos sete jogos, cai para a 19.ª posição.
Numa primeira parte com poucas ocasiões, valeu um bom momento protagonizado pelos leixonenses Novais e Yuanyi Li, com o médio português a descobrir o avançado chinês em boa posição e este a encostar para o fundo das redes, depois de uma grande receção (15).
Daí em diante, com a qualidade do futebol praticado a deixar muito a desejar, os "bebés do mar" só voltaram a ameaçar num lance em que Alemão surgiu frente-a-frente com o guardião adversário, no flanco direito, mas Mota chegou primeiro (24).
Do outro lado, os forasteiros só aos 45+2 minutos criaram algum "frisson", graças a remates de Leonel e Roncatto, com os visitantes a reclamarem, no primeiro caso, uma grande penalidade, por mão na bola de Pedro Pinto. No reatamento, o Oriental procurou adiantar-se mais no terreno e chegou ao empate aos 56, depois de Roncatto ter trabalhado bem na esquerda e cruzado para o remate certeiro de Tom.
A equipa de Horácio Gonçalves até esteve perto de repor a vantagem no marcador, quando Pedras, de primeira, rematou por cima (78), mas seriam os forasteiros a voltar a marcar, com Tom a servir Roncatto que, à saída de Chastre, assinou o 1-2 final.
Ao intervalo: 1-0.
Marcadores: 1-0, Yuanyi Li, 15 minutos. 1-1, Tom, 56. 1-2, Roncatto, 81.
Leixões:
Chastre, Gonçalo Graça (Moedas, 77), Pedro Pinto, Alabi, João Pedro, Novais, Cadinha, Orlando, Mendes (João Viana, int), Alemão e Yuanyi Li (Pedras, 64).
Suplentes: Ricardo Moura, João Viana, Zé Pedro, Pedro Tavares, Pedras, Moedas e Rui Cardoso.
Treinador: Horácio Gonçalves.
Oriental:
Mota, Amorim, Hugo Grilo, Daniel Almeida, João Pedro, Tom (Miguel Paixão, 90+3), Seidi, Valdo, Leonel (Ballack, 64), Mauro e Roncatto (Pedro Alves, 87).
Suplentes: Janota, Pedro Alves, Ballack, Rita, Córdoba, Henrique e Miguel Paixão.
Treinador: João Barbosa.
Árbitro: Marco Ferreira (Madeira).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Seidi (22), Amorim (37), Mauro (45+2), João Pedro [Oriental] (51), Daniel Almeida (54), João Viana (58), Orlando (62).
Assistência: Cerca de 1.000 espetadores.
Punições aplicadas pela FIFA relacionadas estão relacionadas com as dívidas a outros emblemas
Técnico do Sporting B explica que o ala de 18 anos, que renovou ontem com os leões até 2030, não se deslumbra com o sucesso
Técnico dos minhotos abraça primeiro projeto nos séniores e promete "trabalho" para chegar ao objetivo da subida
Técnico cumpriu grande parte do seu percurso profissional como adjunto de Luís Freire
Avançado apontou um dos dois golos do Toluca, que conquistou o troféu só depois de um longo desempate por penáltis
O agora ex-adjunto de José Morais vai assumir a liderança do 2.º classificado dos Emirados Árabes Unidos
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'
Depois de um mau arranque, o Manchester United é agora 6.º na Premier League
Formação brasileira venceu por 2-0, com golos de Léo Pereira e Danilo