O Penafiel e o Leixões anularam-se este sábado no arranque da 2.ª Liga 2015/16, num jogo intenso, de maior domínio dos penafidelenses e de oportunidades repartidas.
A jogar no seu reduto, o Penafiel, com um meio campo renovado, face às ausências de Diogo Melo e João Martins, entrou com ascendente, procurando explorar a velocidade nas alas de Bata - um perigo constante enquanto teve forças - e do jogo aéreo de Yero, mas seria o 'capitão' Pedro Ribeiro, de cabeça, a ameaçar o golo, aos cinco minutos.
Nesta fase, o Leixões respondia mais em contra-ataque e, aos 16, um lance iniciado em Rateira e continuado em Pedras falhou apenas na finalização de Pedro Tavares, que, em excelente posição, atirou por cima.
A segunda metade do primeiro tempo foi mais equilibrada, mas sem grandes momentos de emoção, à exceção de um corte inadvertido de um defesa do Leixões, aos 28 minutos, que quase resultava em autogolo, e de um remate de Pedras na área para fora, já nos descontos.
Ao intervalo, Carlos Brito tirou o 'apagado' Gonçalo Abreu e apostou na velocidade de Aldair e a (re)entrada do Penafiel foi ainda mais forte, mas Yero, aos 47 minutos, de forma escandalosa, falhou a emenda a um centro de Bata da esquerda e, no minuto seguinte, foi Ricardo Moura a negar o golo a Tiago Barros, hoje mais recuado.
Os locais insistiam na procura do golo, mas só voltaram a incomodar o guarda-redes do Leixões aos 88 minutos, pelo perdulário Yero, e permitiram espaços na defesa que a formação de Matosinhos quase aproveitava, aos 53, na única e grande defesa do 'penafidelense' Coelho, a negar o golo a Miguel Ângelo, num jogo vivo para início de época.
Jogo disputado no Estádio 25 de Abril, em Penafiel.
Penafiel-Leixões, 0-0.
Equipas:
- Penafiel: Coelho, Tiago Rosa, Ângelo Menezes, Pedro Ribeiro, Pedro Araújo, Bata (Mbala, 86'), Bruninho (Vieira, 75'), Djibril, Gonçalo Abreu (Aldair, 46'), Tiago Barros e Yero.
(Suplentes: Ivo Gonçalves, Luís Dias, João Paulo, Daniel Martins, Aldair, Mbala e Vieira).
Treinador: Carlos Brito.
- Leixões: Ricardo Moura, Gonçalo Graça, Pedro Pinto, Diogo Nunes, Max, Rui André, Pedro Tavares (Malafaia, 71'), Rateira (Ryan, 80'), Bruno Lamas, Miguel Ângelo (Guo Yi, 63') e Pedras.
(Suplentes: Taha, João Pedro, Malafaia, Ryan, Rui Cardoso, Guo Yi e Ricardo Barros).
Treinador: Manuel Monteiro.
Árbitro: Jorge Ferreira (Braga).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Rui André (40), Max (50), Ângelo Menezes (54) e Yero (75).
Assistência: 723 espectadores.
Léo Teixeira foi encaminhado para o hospital de Penafiel
Fogaceiros foram para o intervalo a ganhar, mas concederam a igualdade no segundo tempo
Arbitragem de Luís Godinho causou controvérsia
No jogo diante do Farense
Emblema de Amesterdão fazia uma dedicatória a um adepto que perdeu a vida recentemente
Menno Geelen reage à 'chuva' de pirotecnia lançada por claque no início do jogo com o Groningen
Estudiantes com duras sanções por parte da federação da Argentina por desrespeito numa guarda de honra ao Rosario Central
Semana europeia correu bem às equipas nacionais
Equipa sagra-se campeã da Conferência Este
Tarkan Batgün, criador da empresa turca 'Comparisonator', faz análise a pedido de Record e com recurso à Inteligência Artificial