O Sp. Covilhã atrasou este domingo o Portimonense na luta pela subida de divisão, ao vencer na receção aos algarvios por 4-0, em jogo da 24.ª jornada da 2.ª Liga.
Zé Tiago, por duas vezes, e Traquina marcaram os três golos da primeira parte, enquanto Erivelto fechou a contagem para os serranos.
O Sp. Covilhã desde cedo deu o aviso e já estava a ganhar ao minuto cinco, quando Zé Tiago recebeu no peito a bola endossada por Tiago Moreira e inaugurou o marcador. Fabrício respondeu, mas Taborda resolveu com facilidade e foram os serranos a voltar a criar perigo, por Bilel.
Num jogo aberto e com dinâmica ofensiva, Ricardo Pessoa também testou os reflexos do guardião serrano, que defendeu com os punhos. Mas foi o Sp. Covilhã que aumentou a vantagem, ao minuto 15, novamente por Zé Tiago, com um remate cruzado, assistido por Traquina. No minuto seguinte, Traquina, longe da baliza, viu Ricardo Ferreira e fez-lhe um chapéu bem medido.
Os algarvios não baixaram os braços, mas só de longe conseguiam rematar, sem pontaria e sem criar real perigo. Após o reatamento o jogo manteve-se movimentado, embora com os serranos a praticarem um futebol mais apoiado e o Portimonense a recorrer com frequência ao jogo direto.
Aos 50 minutos, o guardião alvinegro negou no limite o golo a Edgar. Pouco depois, na outra baliza, foi Gilberto a evitar em cima da linha que Fabrício marcasse. Quando estavam jogados 66 minutos, Tiago Moreira progrediu pela direita e serviu Erivelto à boca da baliza para o quarto golo, numa altura em que os leões da serra se mostravam mais agressivos, rápidos e a criar muitos desequilíbrios. Bilel, por duas vezes, esteve perto de marcar. Zambujo ainda assustou Taborda, só que seria o serrano Erivelto a acertar na barra.
Com este triunfo, o Portimonense caiu para o 6.º lugar, com 38 pontos, enquanto o Sp. Covilhã uma posição, para o nono posto, contabilizando 35 pontos.
Jogo no Estádio José Santos Pinto, na Covilhã.
Ao intervalo: 3-0.
Marcadores: 1-0, Zé Tiago, cinco minutos. 2-0, Zé Tiago, 15. 3-0, Traquina, 16. 4-0, Erivelto, 66.
Sp. Covilhã: Taborda, Tiago Moreira, Diogo Coelho, Edgar, Soares, Djikiné (Massaia, 63), Gilberto, Zé Tiago (Tatui, 73), Traquina, Bilel e Erivelto (Adriano, 82).
Suplentes: Igor, Massaia, Carlos Manuel, Nana K, Tatui, Adriano e Kizito.
Treinador: Francisco Chaló.
Portimonense: Ricardo Ferreira, Ricardo Pessoa, Ivo Nicolau, João Paulo, Acácio, Ewerton, Ryuki (Zambujo, 46), Fernandinho (Adelino, 81), Rafinha, Fabrício e Pires.
Suplentes: Carlos Henriques, Bata, Zambujo, Jorge Teixeira, Paraiba e Adelino.
Treinador: Vítor Maçãs.
Árbitro: Artur Soares Dias (Porto).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Djikiné (47), João Paulo (50) e Soares (76).
Assistência: 400 espetadores.
A próxima fase da Taça de Portugal vai decorrer no fim de semana de 18 e 19 de outubro e já incluirá 18 clubes da 1.ª divisão, entre os quais Sporting, Benfica e FC Porto
O avançado maliano foi o homem do jogo, com envolvimento direto em todos os golos na vitória por 3-1
Sacavenense vendeu cara a derrota, com um 'bis' de Juan Muñoz (114' e 120'+2) a apurar a formação da cidade do Lis para a 3.ª ronda
Sueco Philip Tear foi o grande herói do emblema do 4.º escalão ao defender dois remates dos 11 metros
Vitinha entre os principais candidatos ao troféu, numa lista onde surgem ainda João Neves e Nuno Mendes; época no Sporting valeu a Gyökeres um lugar no Théâtre du Châtelet, em Paris
Lateral Stefan Lainer aborda momento atual da equipa, que vem de um empate e duas derrotas
Na antevisão do jogo com o Chelsea
Argentino 'empresta' imagem para jovens que sonham ser como ele
A expulsão aos 22', com vermelho direto, do médio Diabate, permitiu ao Sturm Graz partir para um triunfo tranquilo
Equipa em inferioridade numérica desde os 22 minutos, face à expulsão de Simão Martins