Se algum "espião" estrangeiro esteve a assistir ao Benfica B-Feirense, no Seixal, deve ter ficado impressionado com um extremo dos visitantes. Mas se perguntasse "quem é aquele miúdo?" ficaria espantado, pois o homem que decidiu o jogo tem 37 anos. Chama-se Cafú, andou algumas épocas na 1.ª Liga, quase uma década no estrangeiro, e agora joga no segundo escalão, sem pensar ainda na reforma.
"Foi bom o golo, já não marcava há muito tempo e soube muito bem, até porque permitiu a nossa vitória", começou por dizer Cafú a Record, antes de falar do facto de ser o veterano do plantel. "Estou bem, o futebol é a minha paixão e enquanto durar vou continuar. Não há melhor vida do que esta e não penso na idade. Enquanto o corpo aguentar e eu me sentir bem, vou jogar."
Cafú já não é o mesmo jogador que causou a ira dos adeptos do Belenenses quando trocou o Restelo pelo Bessa, há 13 anos... No entanto, continua a jogar com a mesma alegria e a ser decisivo quando consegue enganar os adversários, como aconteceu frente ao Benfica B, quando marcou depois de passar por vários jogadores dos encarnados.
"Tento jogar o máximo possível, mas também já sinto que a minha função não é apenas jogar. Gosto de ajudar os mais novos, pois com a minha experiência isso também se torna importante", rematou.
«Subir era bonito»
Cafú não assume a candidatura do Feirense à subida de divisão, apesar de o triunfo sobre o Benfica B ter deixado os fogaceiros a 6 pontos dos lugares de promoção. O facto de ainda faltarem 13 jornadas aconselha alguma prudência. "Ainda falta muito e este campeonato é bastante competitivo. Ainda há umas semanas, estivemos alguns jogos sem vencer e parecia que não tínhamos qualquer hipótese. Agora, com dois triunfos ficámos a seis pontos do segundo lugar", explica.
A verdade é que Cafú, nascido em Lisboa mas 15 vezes internacional por Cabo Verde, gostaria de voltar à 1.ª Liga nove anos depois de ter deixado o Boavista. "Não é esse o nosso objetivo, mas se conseguirmos entrar na luta... Era bonito estar na 1.ª Liga outra vez. Não está previsto mas não é impossível", disse, a sorrir.
Emanuel Moreira foi o herói dos fogaceiros
Avançado de 25 anos assinou como jogador livre e está disponível no imediato para os fogaceiros
Médio-defensivo do Feirense já tem em mãos o galardão do Sindicato dos Jogadores, referente aos meses de agosto e setembro
Emblemas da 2ª Liga uniram-se em solidariedade com os mais necessitados
Davy Klaassen inaugurou o marcador no clássico com o Feyenoord com um grande remate de fora de área
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Formação brasileira venceu por 2-0, com golos de Léo Pereira e Danilo
Belgas e holandeses também perderam
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo