"Vou continuar enquanto o corpo aguentar", assegurou...
Se algum "espião" estrangeiro esteve a assistir ao Benfica B-Feirense, no Seixal, deve ter ficado impressionado com um extremo dos visitantes. Mas se perguntasse "quem é aquele miúdo?" ficaria espantado, pois o homem que decidiu o jogo tem 37 anos. Chama-se Cafú, andou algumas épocas na 1.ª Liga, quase uma década no estrangeiro, e agora joga no segundo escalão, sem pensar ainda na reforma.
"Foi bom o golo, já não marcava há muito tempo e soube muito bem, até porque permitiu a nossa vitória", começou por dizer Cafú a Record, antes de falar do facto de ser o veterano do plantel. "Estou bem, o futebol é a minha paixão e enquanto durar vou continuar. Não há melhor vida do que esta e não penso na idade. Enquanto o corpo aguentar e eu me sentir bem, vou jogar."
Cafú já não é o mesmo jogador que causou a ira dos adeptos do Belenenses quando trocou o Restelo pelo Bessa, há 13 anos... No entanto, continua a jogar com a mesma alegria e a ser decisivo quando consegue enganar os adversários, como aconteceu frente ao Benfica B, quando marcou depois de passar por vários jogadores dos encarnados.
"Tento jogar o máximo possível, mas também já sinto que a minha função não é apenas jogar. Gosto de ajudar os mais novos, pois com a minha experiência isso também se torna importante", rematou.
«Subir era bonito»
Cafú não assume a candidatura do Feirense à subida de divisão, apesar de o triunfo sobre o Benfica B ter deixado os fogaceiros a 6 pontos dos lugares de promoção. O facto de ainda faltarem 13 jornadas aconselha alguma prudência. "Ainda falta muito e este campeonato é bastante competitivo. Ainda há umas semanas, estivemos alguns jogos sem vencer e parecia que não tínhamos qualquer hipótese. Agora, com dois triunfos ficámos a seis pontos do segundo lugar", explica.
A verdade é que Cafú, nascido em Lisboa mas 15 vezes internacional por Cabo Verde, gostaria de voltar à 1.ª Liga nove anos depois de ter deixado o Boavista. "Não é esse o nosso objetivo, mas se conseguirmos entrar na luta... Era bonito estar na 1.ª Liga outra vez. Não está previsto mas não é impossível", disse, a sorrir.
Emanuel Moreira foi o herói dos fogaceiros
Avançado de 25 anos assinou como jogador livre e está disponível no imediato para os fogaceiros
Médio-defensivo do Feirense já tem em mãos o galardão do Sindicato dos Jogadores, referente aos meses de agosto e setembro
Emblemas da 2ª Liga uniram-se em solidariedade com os mais necessitados
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam