Vítor Matos elogia o Sporting B: «Este jogo vai ser diferente dos que já tivemos»

Vítor Matos, treinador do Marítimo
• Foto: Hélder Santos

No Marítimo, o lema é que a derrota frente ao Belenenses não é para esquecer, mas também já pertence ao passado. Vítor Matos gostou da reação dos seus pupilos no trabalho desenvolvido na preparação para a visita ao líder da 2.ª Liga. O técnico elogia a qualidade do Sporting B, mas promete muita luta em mais um teste, um que trará problemas diferentes.

“Vamos ter um jogo com contexto diferente e uma competição diferente. Acima de tudo, na Taça não fomos nós e todos sabem disso. Não fomos intensos, não tivemos a mesma agressividade, fomos lentos a decidir com ou sem bola. Acho que este é um bom jogo para mostrar uma reação que tem de acontecer, mais do que haver um jogo que nos define, é a forma como reagimos nestes momentos. Essa é a minha maior preocupação. É um bom jogo, contra o primeiro classificado, muito boa equipa, jovens com muito talento, bem organizados, daí a liderança. Mas como foi até agora, o nosso maior objetivo é competir com todos e vamos para lá para competir”, começou por dizer o treinador dos verde-rubros, que explicou o porquê de os jogos contra as equipas B são diferentes.

PUB

“São jogos especiais por todo o contexto que têm, pela migração de jogadores para a equipa A, sub-23 ou até sub-19. Estiveram uma semana  sem competir pois não têm jogo da Taça de Portugal, mas estiveram a jogar na Youth League, onde competiram maioritariamente com um grupo de sub-19, com um ou outro jogador que integra o plantel da equipa B a fazer parte. Isso faz que seja um contexto especial por si só. Acho que o Sporting B tem um plantel muito estável, com processos e uma ideia de jogo bem definida o que lhes traz muitas vantagens, o que não é fácil de conseguir numa equipa B. Conseguiram-no este ano, com uma equipa jovem, é verdade, mas com muita qualidade. Têm jogadores para estar na 1.ª Liga, alguns até já lá competiram, alguns jogaram na equipa principal do Sporting. Por isso acho que vai ser um jogo e é sempre bom jogar contra a equipa que está no primeiro lugar, por forma a mostrar aquilo que nós somos.”

Para o técnico de 37 anos, este embate com os jovens leões será "mais um teste". "Estas cinco jornadas e mais o jogo da taça, todos os adversários nos trouxeram problemas diferentes. Todas as equipas com identidades bem vincadas, diferentes, com problemas diferentes e nós fomos sabendo aos poucos resolver esses problemas e conseguir impor em muitos momentos aquilo que nós queremos. Por norma as equipas B têm jogadores de qualidade internacional e de nível de seleção, estão muito refinados tecnicamente e isso faz com que o jogo se torne completamente diferente. Será uma partida em que nós vamos também tentar dominar e impor aquilo que tem a ver com a nossa identidade”.

Procurar consistência de resultados

PUB

Vítor Matos não quis admitir se vai fazer muitas alterações em relação à equipa que defrontou os azuis do Restelo na Taça. “Mais do que as alterações que possa fazer, o que temos de procurar é a consistência nos resultados, independentemente de quem está a jogar. Estou contente com o plantel, acho que oferece muitas opções e um conjunto de jogadores com diferentes perfis e isso é ótimo, pois dá-nos essa opção. Temos de encontrar um coletivo forte e esse tem de ganhar consistência. Agora, o mais importante é reencontrar essa consistência em termos de princípios e não em termos de resultados, que identidade nós queremos, por isso, vão jogar os 11 que mais perto disso vão estar no fim-de-semana”, revelou.

Por último, o treinador confirmou que não poderá contar com dois atletas, ambos por lesão: “O Igor Julião continua lesionado e o Afonso Freitas também está.” Face à ausência de Afonso Freitas, Paulo Henrique, que já está recuperado de um problema clínico que o afastou das duas últimas partidas (Vizela e Belenenses), deverá voltar ao onze maritimista. Martim Tavares que atuou na equipa de sub-23, também já está em condições de voltar aos convocados para o encontro com a equipa leonina. Apesar de já somar 4 cartões amarelos, o lateral direito espanhol Xavi Grande deve manter o seu lugar no onze.

Por João Manuel Fernandes
1
Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
Ultimas de Marítimo Notícias
Notícias Mais Vistas
PUB