O Portimonense apresentou os reforços Wellington Santana (guarda-redes, 28 anos), Jotavê (médio, 21) e Jardeu (avançado, 26), todos inscritos no último dia de mercado, ao abrigo de uma parceria com o Camboriú, clube brasileiro do estado de Santa Catarina. Os três jogadores assinaram compromissos válidos por uma época, com mais uma de opção.
Jardeu, que passou pelo Dziugas Telsiai, da Lituânia, em 2023, é o único que já atuou na Europa. "Espero ter uma boa experiência no futebol português, jogar muito e marcar golos, deixando os adeptos felizes", referiu o avançado, que adiantou: "Sou um atacante móvel, agressivo e lutador."
O jogador deixou as suas primeiras impressões acerca da realidade que veio encontrar. "O Portimonense tem uma estrutura muito boa, o grupo recebeu-me muito bem, e estou satisfeito. Agora é trabalhar para garantir o meu espaço."
Jotavê pode jogar a médio ou a lateral-direito e foi campeão cearense ao serviço do Ceará. "O sonho de todos os jovens futebolistas passa por jogar na Europa e tive a felicidade de vir para um grande clube, esperando no final da temporada festejar a subida à 1ª Liga", frisou o recruta dos algarvios, acrescentando: "Como lateral, sou muito ofensivo e gosto de chegar na área contrária, e posso também jogar na função de trinco, com preocupações mais de marcação e ocupação dos espaços, sabendo que em Portugal a intensidade é grande e o futebol é mais rápido."
O guarda-redes Wellington Santana agradeceu a oportunidade. "Abriu-se uma possibilidade muito boa e aqui estou, disponível para trabalhar arduamente em cada dia, criando dificuldades na escolha do titular na baliza do Portimonense", assinalou.
O reforço dos alvinegros viu as imagens do último jogo, com o Benfica B, em que o defesa Jarleysom atuou cerca de uma hora na baliza, como guarda-redes improvisado, depois das expulsões de Cibois e Friedrich. "Nunca tinha visto nada assim, dois guarda-redes expulsos em tão pouco tempo, ainda na primeira parte... O jogador que foi para a baliza esteve muito bem, com várias intervenções de grande mérito, determinantes para a conquista dos três pontos", sublinhou Wellington Santana.
O Portimonense apresentou ainda o médio Ativeer Jain, de 21 anos, o primeiro futebolista indiano da história do clube, que irá integrar o plantel dos sub-23. "Temos sempre as portas abertas para os grandes talentos, seja qual for a proveniência, e chegamos agora à Índia", explicou Rodiney Sampaio, presidente da SAD.
Jain já passou por Vilafranquense, Estrela da Amadora e Alverca, jogando nas equipas secundárias destes clubes. "É uma grande oportunidade, num grande clube", assinalou o médio, adiantando: "É também algo muito importante para o futebol indiano, com pouca visibilidade no exterior, e espero que atrás de mim possam vir mais jogadores."
O médio indiano ficou agradado com as estruturas do Portimonense. "As condições são excelentes, ao nível dos grandes clubes, e isso ajudará a que possa mostrar o meu futebol. Como sou em campo? Um jogador mais técnico, mas também agressivo quando é necessário. O melhor é esperarem para ver nos jogos..."
Esta terça-feira serão apresentados mais reforços garantidos pelo Portimonense no fecho do mercado, designadamente o defesa Edney Silva (emprestado pelo Santa Clara) e os extremos Mo Dauda (ex-Ibiza, Espanha) e Mateus Santos (ex-Berkane, Marrocos).
Por Armando AlvesLumungo esteve em evidência
Avançado espanhol decidiu a partida na 2.ª parte (1-2)
Jogador, de 21 anos, internacional brasileiro sub-20, foi formado no São Paulo
Tiago Fernandes não irá fazer poupanças no jogo da Taça de Portugal
Lucas Pereira estava a almoçar com a sua equipa de arbitragem em Peniche
Defesa da Salernitana foi condenado por violência doméstica em 2021
Após mais de uma década de Alcochete, o treinador, de 36 anos, junta-se a Hugo Viana nos citizens
'Correctiv' explica que Kasia Lenhardt foi pressionada para não revelar pormenores da relação com o central alemão
Craques ficaram à conversa depois do Real Madrid-Juventus
Nunca uma equipa chegou à final da Libertadores depois de ter perdido a 1.ª mão das ‘meias’ por três golos