_
Nove adeptos foram impedidos de ver o jogo Vitória de Guimarães - Sporting para a Allianz Cup, que os vimaranenses venceram na terça-feira, em Leiria, anunciou esta quarta-feira a Polícia de Segurança Pública (PSP).
Em comunicado, o Comando Distrital de Leiria da PSP referiu que procedeu à identificação e interdição de nove adeptos, no âmbito do policiamento desportivo da primeira meia-final da Allianz Cup Final Four da Taça da Liga, que decorreu no Estádio Municipal de Leiria Dr. Magalhães Pessoa.
Segundo a PSP, "no decurso desta operação policial, foram interditos dois adeptos por tentativa de introdução de artigos pirotécnicos no recinto desportivo, concretamente um adulto e um menor de 15 anos, pai e filho, que se encontravam na posse de sete artigos pirotécnicos".
"Foram levantados os respetivos autos de contraordenação que serão remetidos à Autoridade para a Prevenção e o Combate à Violência no Desporto, para aplicação das medidas administrativas de interdição", adiantou o comunicado.
A PSP explicou que foram igualmente impedidos de aceder ao estádio sete adeptos que apresentavam uma taxa de álcool no sangue superior à legalmente permitida para entrada em recintos desportivos.
"Ainda no âmbito desta operação policial foram identificados dois homens referenciados por crimes de furto em interior de veículo, sendo um desses homens constituído arguido por estar na posse de um telemóvel furtado", acrescentou.
Segundo a PSP, estes dois homens não eram adeptos.
O V. Guimarães apurou-se na terça-feira, pela primeira vez, para a final da Allianz Cup, ao dar a volta ao Sporting em tempo de compensação e vencer por 2-1, com dois golos de Alioune Ndoye.
No Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, o colombiano Luis Suárez adiantou os leões, aos 13 minutos, mas o senegalês, que foi lançado em campo aos 78', empatou o encontro aos 90'+2 e consumou a reviravolta aos 90'+11, garantindo a primeira presença dos minhotos na decisão da competição.
O V. Guimarães vai defrontar na final o Benfica, vencedor da última edição e recordista de troféus (oito), ou o rival Sp. Braga, que hoje jogam a outra meia-final, no mesmo estádio, a partir das 20h00.
A PSP apelou para a colaboração de todos os cidadãos e para a adoção de comportamentos de respeito desportivo, "como forma de garantia de segurança para todos os que assistem e participam nos espetáculos desportivos, reiterando o seu compromisso de obstar a qualquer conduta que coloque em causa a segurança e tranquilidade nos eventos desportivos".
O comissário da PSP André Serra pediu aos adeptos para que cheguem com antecedência e tenham em atenção os objetos que não podem ser levados para o estádio.
Em declarações à agência Lusa, André Serra avisou que se pretende que o jogo seja uma festa, pelo que não serão admitidos comportamentos antidesportivos.