_
A Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) e o sindicato dos jogadores estão a trabalhar na adaptação à realidade portuguesa das recomendações internacionais sobre a temática da concussão cerebral em treino e jogo, anunciaram esta quinta-feira os dois organismos.
Em comunicado, a LPFP lembra que a Associação Internacional de Futebolistas Profissionais (FIFPro) e as Ligas Europeias desenvolveram "uma posição conjunta sobre a necessidade de responder adequadamente à concussão cerebral dos jogadores de futebol, quer alertando para os danos causados na saúde, quer integrando no protocolo a seguir pelas equipas e staff médico procedimentos claros na identificação e avaliação da concussão", que deve agora ser adaptada à realidade nacional.
Nesse sentido, o Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF) e a Liga de clubes decidiram, segundo o comunicado, "desenvolver uma posição conjunta, na qual pretendem envolver os médicos do futebol profissional".
As duas instituições admitem que "o caminho passa por poder adaptar as recomendações internacionais à realidade portuguesa, vindo, eventualmente, a regulamentar um plano de ação em contexto de treino e de jogo, após a identificação da respetiva concussão".
Pedro Proença, presidente da LPFP, classifica o trabalho a desenvolver como "um passo muito significativo no sentido de proteger a saúde física e mental os jogadores" e manifesta o desejo de envolver no projeto "os departamentos médicos das sociedades desportivas", para que estes "integrem nos seus protocolos de trabalho medidas tendentes a salvaguardar a integridade dos atletas".
Joaquim Evangelista, presidente do SJPF, considera que "a concussão cerebral é um tema pouco falado e os dados pouco disseminados na correlação com a saúde dos jogadores a médio e longo prazo, designadamente as questões relacionadas com a demência" e lembra a importância de implementar "normas de conduta cientificamente recomendadas" e trabalhadas por vários agentes desportivos.
Na quarta-feira, o Internacional Board (IFAB) anunciou que vai ser testada, a partir de janeiro de 2021, a introdução de uma substituição adicional no caso de um futebolista sofrer uma concussão durante o jogo.
"O objetivo é evitar que o jogador em causa sofra um segundo choque na cabeça na mesma partida, o que pode ter graves consequências. A saída do jogador deixa tempo para avaliar adequadamente a sua saúde. Uma concussão pode ter efeitos tardios e pode ser inicialmente subestimada", disse o diretor técnico do IFAB, David Elleray, através de teleconferência.
Por LusaÁguia segura jovem promessa
Iniciativa entre as duas entidades terá uma segunda ação na 28.ª jornada das ligas profissionais
Benfica prepara a visita ao Casa Pia
Reforço de inverno marcou quatro golos nas últimas três partidas
Rute Cardoso contribuiu com o seu testemunho para a biografia oficial do internacional português que vai ser lançada no dia 9
Ex-jogador e agora comunicador recorda episódio curioso em entrevista à 'Sábado'
Nervos estiveram à flor da pele durante a cobrança dos penáltis, que viria a determinar o vencedor da partida
Começaram a namorar com 15 anos, em Gondomar, viveram pela primeira vez juntos em Madrid e tiveram três filhos
'Tuttosport' avança que clube italiano fez nova tentativa pelo internacional português
Internacional bósnio de 40 anos trabalhou com portugueses na Roma