A ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, apelou esta segunda-feira a uma efetiva "igualdade de género" no desporto e frisou a necessidade de "afastar comportamentos de misoginia e machismo".
"Sabemos, até pelos casos recentes, que não basta assumir a igualdade de género no papel, há que fazer mais e melhor e, sobretudo, mudar mentalidades e afastar sombras de comportamentos de misoginia e de machismo. Também por isso, precisamos de ter mais mulheres no dirigismo dos nossos clubes", disse a governante, que também tem a pasta da Igualdade, na inauguração do pavilhão multiúsos do Sp. Braga.
Ana Catarina Mendes elogiou o clube minhoto pela sua aposta na vertente feminina, sublinhando a sua equipa de futebol e lembrando que, em breve, o clube avançará com uma equipa feminina de futsal.
"O [Sporting de] Braga tem feito muito pela igualdade de género", disse a ministra, sublinhando que, dos cerca de 3.000 atletas do Sporting de Braga, 1.400 sejam femininos.
Estas declarações da ministra portuguesa surgem numa altura em que o presidente da Real Federação Espanhola de Futebol, Luis Rubiales, é muito criticado a nível mundial pelos comportamentos tidos no estádio de Sydney, em 20 de agosto, durante e depois a final do campeonato do mundo feminino.
Rubiales beijou a jogadora Jenni Hermoso na boca, o que a futebolista disse depois não ter sido consentido, ao contrário do que tem afirmado o presidente da federação.
Antes, na bancada do estádio, Rubiales tinha tocado os próprios genitais para celebrar a vitória espanhola.
Os dois comportamentos valeram-lhe queixas do governo de Espanha ao Tribunal Administrativo do Desporto, que decidiu abrir um processo disciplinar a Rubiales, e a suspensão pela FIFA do cargo de presidente da federação espanhola, durante 90 dias.
Por LusaDia especial para os residentes da Academia Cristiano Ronaldo
Central recupera de um problema muscular e está em dúvida para Arouca
Avançado deverá optar por ser intervencionado na Holanda. Estrutura portista sente que merece a ampliação do vínculo por mais um ano
Lateral de 25 anos assinou um contrato válido até 2027
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam
Técnico português levou o Henan FC ao 10.º lugar na liga e chegou à final da Taça
Yassir Zabiri marcou os golos que deram a vitória à seleção africana