A Associação de Futebol do Porto (AFP) condenou esta segunda-feira, através de comunicado, qualquer ato de violência como aquele que aconteceu no domingo no jogo Rio Tinto-Canelas, que levou o árbitro da partida ao hospital.
A AFP revelou que "envidará todos os esforços" ao seu alcance "para que os atos de violência sejam erradicados do futebol português e para que o 'fairplay' não seja expressão vã".
Nesse mesmo comunicado, o organismo "lamenta e repudia, de forma veemente, a agressão de que o árbitro José Rodrigues foi vítima" no encontro entre o Rio Tinto e o Canelas 2010" de domingo.
José Rodrigues foi agredido com uma joelhada na cara por Marco Gonçalves, jogador do Canelas 2010, situação que aconteceu após o árbitro ter mostrado o cartão vermelho, a punir uma outra agressão a um adversário.
A polícia entrou em campo para serenar os ânimos e acompanhou o jogador para fora das quatro linhas.
Depois disso, o árbitro foi transportado ao hospital e o jogo foi cancelado.
Face aos acontecimentos, o presidente do Canelas, Bruno Canastro, já disse que o jogador em questão não voltará a jogar pelo clube gaiense.
A AFP esclarece, no entanto, que, "durante a semana que antecedeu o jogo", desenvolveu "todas as diligências pertinentes e necessárias, designadamente contactando as forças policiais, nomeando árbitros do quadro nacional e delegados específicos para que o encontro se desenrolasse sem incidentes", o que "infelizmente não aconteceu".
Entretanto, Marco Gonçalves, o jogador responsável pela agressão foi ouvido esta segunda-feira no Tribunal de Gondomar, tendo sido constituído arguido com termo de identidade e residência, aguardando assim o julgamento em liberdade, conforme esclareceu o advogado Nélson Sousa.
No comunicado, assinado pelo presidente da direcção da AFP, Lourenço Pinto, o organismo esclarece ainda que contactou, "logo após a verificação dos factos", o presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), o Conselho de Arbitragem da FPF e a Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF), "disponibilizando-se para prestar todos os esclarecimentos e desenvolvimentos que acerca deste caso venham a recair".
A AFP destacou ainda o trabalho das forças de segurança policial, que "foram inexcedíveis no apoio prestado a todos os intervenientes" e enaltece "a dedicação, esforço e serenidade com que a equipa de arbitragem enfrentou tão grave adversidade, honrando o bom nome da classe que integra".
Por LusaAcompanhe todas as incidências do encontro da Allianz Cup
Episódio aconteceu depois da vitória frente ao Casa Pia, na 12.ª jornada
Guardião de 26 anos do Marítimo tinha obtido 30,16 por cento dos votos dos treinadores na votação de setembro e outubro
No jogo contra o Sporting em Alvalade
Holandês recorda "um jogador com uma boca demasiado grande e um coração minúsculo"
Página 'Sporting CP Adeptos' partilhou momento captado em outubro, quando o Arsenal se deslocou a casa do Fulham
Colombiana continua na sua guerra mediática com antigo futebolista
Ex-jogador do Boavista e Moreirense já foi suspenso pelo Radomiak Radom
Técnico levou o Henan FC pela primeira vez à final da prova e falou da experiência a Record
Depois dos incidentes pirotécnicos, a partida será disputada à porta fechada, mas foi aberta uma exceção para Peter