A direção do Cova da Piedade e o B SAD alcançaram um princípio de acordo para se unirem no futebol profissional. Os termos do acordo, revelado já durante a última madrugada pela direção do clube, em assembleia geral, preveem que aquela sociedade desportiva altere a sua designação para Clube Desportivo Cova da Piedade – Futebol SAD (ou outro a aprovar pelos sócios) e a utilização do Estádio Municipal José Martins Vieira para a realização dos jogos de futebol profissional.
O clube da margem sul deverá, caso o princípio de acordo seja aprovado em nova assembleia geral, a realizar "brevemente", adquirir 10% do capital da atual BSAD, que irá reconhecer o Cova da Piedade como clube fundador, com todos os benefícios e obrigações previstos para tal na lei das sociedades desportivas.
A aquisição dos 10% do capital da atual B SAD será feita pelo valor simbólico de 1 euro e pressupõe que o clube da margem sul se ‘livre’, primeiro, dos 10% detidos na anterior SAD, de capital maioritariamente chinês, que se encontra em processo de insolvência e já com encerramento de atividade determinado pelo tribunal.
Nesse sentido, os sócios do Cova da Piedade aprovaram a alienação dessa percentagem "nos termos que a direção do clube achar conveniente". Este ponto, submetido a votação da assembleia geral ainda antes de o presidente Paulo Veiga ter revelado os pontos principais do princípio de acordo com o B SAD, acabou por dividir os sócios: Com 33 votos a favor, 33 contra e 5 abstenções, foi aprovado por voto de qualidade do presidente da mesa, nos termos dos estatutos do clube.
Trata-se, tal como disse a Record o presidente do Cova da Piedade em outubro, aquando da celebração de um acordo para o futebol de formação entre as duas partes, de um "casamento entre amigos improváveis", ambos em litígio com as suas antigas contrapartes.
De acordo com a explicação de elementos da direção durante a assembleia de ontem, trata-se de um acordo benéfico para ambas as partes, uma vez que o Cova da Piedade tem o que o B SAD não tem e vice-versa. Ou seja, o clube tem instalações, uma estrutura de futebol de formação certificada e adeptos, enquanto o B SAD tem uma estrutura de futebol profissional.
Por Sérgio LopesWellington fez o golo dos flavienses, enquanto Roger faturou para a formação da Liga 3
Julgamento da 'Operação Lex' arrancou esta quarta-feira no Supremo Tribunal de Justiça
Avançado senegalês com lesão muscular contraída no jogo em Famalicão
Qualquer exceção, garante Reinaldo Teixeira, "terá de ser aprovada pelas Sociedades Desportivas"
Andrei Mostovoy não ganhou para o susto, mas os sequestradores não se ficaram a rir
Depois de um mau arranque, o Manchester United é agora 6.º na Premier League
Antigo avançado búlgaro tinha 18 anos quando foi feito refém e acabou por ser salvo pelo pai
Antigo médio do Benfica já deixou de ser representado por Juan Pablo Rossi
Médio, de 37 anos, retirou-se da seleção belga depois de deixar de ser convocado pelo então selecionador da Bélgica
Rui e Afonso Loja julgados por ofensas à integridade física, avança o JN