Aloísio Alves, antigo jogador do FC Porto e do Barcelona, vai ser o treinador do União Serpense, dos distritais de Beja, na campanha 2020/21, regressando assim ao futebol português.
"Fomos contactados pelo Aloísio, que teve conhecimento do nosso projeto e manifestou interesse em fazer parte dele, assumindo o comando da equipa, o que muito nos honra", refere Alfredo Mestre, presidente do União Serpense, clube formado há um ano, tendo garantido, na primeira época de atividade, a subida à 1ª Divisão da Associação de Futebol de Beja.
A pré-época arrancará, em princípio, na segunda quinzena de agosto e só nessa altura Aloísio, que se encontra no Brasil, viajará para Portugal.
O União Serpense conta com o apoio de um grupo de investidores brasileiros e, a exemplo do sucedido na época passada, grande parte do plantel será constituído por jovens jogadores provenientes do país-irmão, com condições para se afirmarem no futebol europeu, aos quais se juntarão futebolistas oriundos de outros países sul-americanos.
"O Aloísio e os nossos investidores estão em contacto e farão uma triagem dos jogadores que ingressarão no União Serpense", esclarece Alfredo Mestre, traçando como objetivo para 2020/21 "fazer o melhor possível", sendo que o clube pretende, num prazo não muito distante, chegar aos campeonatos nacionais.
Aloísio, atualmente com 56 anos, foi um jogador de referência do FC Porto entre 1990 e 2001, somando sete campeonatos nacionais, seis taças de Portugal e 10 supertaças. A essas conquistas juntam-se uma Taça das Taças e uma Taça do Rei de Espanha, ao serviço do Barcelona, e três campeonatos gaúchos, pelo Internacional de Porto Alegre.
Internacional brasileiro, Aloísio representou por seis vezes a seleção principal do seu país e foi campeão mundial e sul-americano no escalão sub-20, em 1983, e medalha de prata nos Jogos Olímpicos, em 1988.
Encerrada a carreira de futebolista (em 2001, no FC Porto), Aloísio foi treinador adjunto dos dragões e do Sporting de Braga e treinador principal no Vila Meã, passando depois pelo Gil Vicente, como diretor desportivo, antes de voltar ao Brasil, para desempenhar funções como diretor e coordenador técnico em clubes do estado de Porto Alegre.
Por Armando AlvesNegociações em curso entre a SAD e a empresa que representa o jogador de 18 anos, a AS1, têm arestas por limar
Presidente do Sporting marcou presença no evento que decorreu no Pavilhão João Rocha
Acompanhe as incidências do encontro referente aos 'quartos' da Allianz Cup
Médio assume que a formação foi determinante para alcançar o patamar em que se encontra no Paris Saint-Germain
Andrei Mostovoy não ganhou para o susto, mas os sequestradores não se ficaram a rir
Qualquer exceção, garante Reinaldo Teixeira, "terá de ser aprovada pelas Sociedades Desportivas"
Antigo avançado búlgaro tinha 18 anos quando foi feito refém e acabou por ser salvo pelo pai
Depois de um mau arranque, o Manchester United é agora 6.º na Premier League
Antigo médio do Benfica já deixou de ser representado por Juan Pablo Rossi
Já o presidente de LaLiga, Javier Tebas, entende que esta sentença não representa uma aprovação daquela competição