A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) vai triplicar as vagas nos cursos de treinadores UEFA A, o nível que permite orientar clubes de competições profissionais, anunciou esta sexta-feira o organismo.
Além do curso regular, com um currículo compacto e realizado no fim da época futebolística, a FPF vai promover dois ao longo do ano, um a norte, em parceria com a Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF), e outro a sul, permitindo aumentar para 90 as vagas, em vez das habituais 30.
"Estamos conscientes de que a qualidade do treino e a formação contínua são essenciais para o desenvolvimento do futebol em Portugal, desde as camadas jovens até ao mais alto nível. Dessa forma, a nossa decisão de promover mais cursos destinados a treinadores reflete não apenas uma necessidade, mas também uma exigência", disse o presidente da FPF, citado pelo organismo.
Esta oferta formativa vai assegurar inscrições aos treinadores adjuntos dos clubes das competições profissionais (Primeira e Segunda Liga), da Liga 3 e da Liga feminina, abrindo ainda possibilidades aos técnicos de emblemas do Campeonato de Portugal, das segundas divisões feminina e de juniores (sub-19) e da primeira de juvenis (sub-17).
A direção federativa decidiu ainda subsidiar esta formação, com o apoio de 90% para as mulheres e a possibilidade de custear metade aos homens, tendo em vista "não apenas aumentar o número de treinadores qualificados, mas também promover a igualdade de género na formação desportiva", segundo a FPF.
"Para garantir a execução deste programa, a FPF vai dedicar uma verba através de um fundo de apoio. Acreditamos que investindo na formação dos nossos treinadores, estamos a investir diretamente no futuro do futebol em Portugal", rematou Fernando Gomes.
Por LusaBrighton também está atento
Emblema do Mar leva quatro derrotas seguidas na 2.ª Liga, após um arranque promissor
Central ainda pode ser reforço
Avançado coxeou mas está recuperado
Presidente da Federação Portuguesa de Futebol fala em "pessoas independentes" no organismo
Antigo internacional português aplaude trabalho do capitão da Seleção Nacional
Conversa com o presidente da Federação Portuguesa de Futebol foi a última do Portugal Football Summit
Senne Lammens chegou a Old Trafford como ilustre desconhecido mas já tem cântico dos adeptos
Antigo extremo do Benfica arrisca uma suspensão de até 12 jogos