APÓS longo período de indecisão, o Gatões Futebol Clube já tem aval para participar na primeira Taça dos Clubes Campeões em futebol feminino. A prova é organizada pela UEFA, e a participação custará ao Gatões a quantia de 2400 contos. Uma situação que só foi possível de ultrapassar com a ajuda da Federação Portuguesa de Futebol e da Câmara Municipal de Matosinhos.
Alfredina Silva, treinadora das campeãs nacionais, está agora mais satisfeita e com fé numa boa participação na prova: “Queremos ir o mais longe possível. Sabemos que vai ser difícil. Desconhecemos os adversários, mas certamente têm qualidade.”
A perspectiva de jogarem a Taça dos Campeões levou treinadora e jogadoras a terem um Verão diferente. Praticamente não tiveram férias, de forma a prepararem tão aliciante desafio: “Estamos a treinar desde Julho. Estarmos presentes numa prova tão importante vale o sacrifício das férias. É bom termos um representante num momento histórico do futebol feminino, e assim Portugal e o Gatões não perdem o comboio internacional.”
Decisivo, como já se disse atrás, foi o apoio da FPF e da CM Matosinhos. Iniciativas que Alfredina Silva destaca: “A FPF está atenta à participação do representante português e é com enorme satisfação que nos apoia, assim como a Câmara de Matosinhos, que nos disponibilizou o Campo Óscar Marques para realizarmos os treinos, entre as 20.30 e as 22 horas. Para esta participação, tivemos que angariar 2400 contos, mas contámos com estes apoios.”
A situação também deixa orgulhoso o presidente do Gatões, António Pereira. A aposta no futebol feminino tem justificado muitos momentos de alegria: “Estas jogadoras merecem ir à Dinamarca. São o nosso maior orgulho, é um grupo extraordinário. Estamos bastante satisfeitos por esta presença, elas vão levar o nome do clube, do concelho, mas é muito difícil, para a estrutura que temos, participar numa prova destas.”
Fazer o melhor é também o que promete Bé, capitã do Gatões e da selecção nacional: “Temos que organizar-nos, no futuro, de outra forma, pois desdobramo-nos em muitas funções. Vamos realizar três jogos em cinco dias, o que é novo para nós, e teremos que estar nas melhores condições físicas.”
Odense recebe primeira fase
A equipa portuguesa parte para a Dinamarca no próximo dia 19, efectuando os seus jogos nos dias 20, 22 e 24 de Setembro. O Gatões, integrado no Grupo 6 desta primeira edição da Taça dos Campeões Europeus, tem como adversários o ZFK Masinac-Classic Nis (Jugoslávia), o Odense (Dinamarca) e o Progrés Niedercorn (Luxemburgo). O primeiro classificado do grupo apura-se para os quartos-de-final.
A cidade dinamarquesa de Odense é a sede desta primeira fase da prova, na qual participam 32 equipas, repartidas por 8 grupos.
A comitiva matosinhense já está, entretanto, definida. O presidente António Pereira chefia a delegação, composta ainda pelos seguintes elementos: Manuela Costa (massagista) e Alfredina Silva (treinadora); jogadoras: Nanda I, Nanda II e Samagaio (guarda-redes); Lara, Paula, Lília, Lurdes, Marina, Mónica e Romariz (defesas); Isabel, Kikas, Cabrita, Prazeres e Sónia Silva (médios); Sueli, Anabela, Mara, Zezé e Paula Cristina (avançadas).
Selecção concentrada
Entretanto, a selecção feminina concentra-se em Rio Maior, para um estágio de observação, entre sexta-feira e domingo. Foram convocadas 25 jogadoras, mas nenhuma do Gatões, já que a equipa matosinhenses se encontra a preparar esta participação na Taça dos Campeões. O 1º Dezembro é a equipa mais representada.
Capitão do Sporting volta a Itália, onde atuou pelo Lecce. Agora defronta a Juventus, clube que o tentou contratar no último verão
Águia bateu o Ac. Viseu por 2-1
Na lista em vez de Karamoh
Leões bateram a Académica
Treinador português procura hoje a quarta vitória seguida na Premier League
Galês tinha reforçado o clube em julho
Campeã do mundo sénior em patinagem artística livre, de apenas 17 anos, quer continuar a crescer e a somar títulos
Antigo jogador dos red devils acredita na 4.ª vitória seguida amanhã, diante do Nottingham Forest
Interrogatório do Sporting-Alverca