O alto custo da participação pôs em dúvida a presença das campeãs nacionais na Dinamarca, mas o apoio da FPF e da CM Matosinhos desbloqueou a situação
APÓS longo período de indecisão, o Gatões Futebol Clube já tem aval para participar na primeira Taça dos Clubes Campeões em futebol feminino. A prova é organizada pela UEFA, e a participação custará ao Gatões a quantia de 2400 contos. Uma situação que só foi possível de ultrapassar com a ajuda da Federação Portuguesa de Futebol e da Câmara Municipal de Matosinhos.
Alfredina Silva, treinadora das campeãs nacionais, está agora mais satisfeita e com fé numa boa participação na prova: “Queremos ir o mais longe possível. Sabemos que vai ser difícil. Desconhecemos os adversários, mas certamente têm qualidade.”
A perspectiva de jogarem a Taça dos Campeões levou treinadora e jogadoras a terem um Verão diferente. Praticamente não tiveram férias, de forma a prepararem tão aliciante desafio: “Estamos a treinar desde Julho. Estarmos presentes numa prova tão importante vale o sacrifício das férias. É bom termos um representante num momento histórico do futebol feminino, e assim Portugal e o Gatões não perdem o comboio internacional.”
Decisivo, como já se disse atrás, foi o apoio da FPF e da CM Matosinhos. Iniciativas que Alfredina Silva destaca: “A FPF está atenta à participação do representante português e é com enorme satisfação que nos apoia, assim como a Câmara de Matosinhos, que nos disponibilizou o Campo Óscar Marques para realizarmos os treinos, entre as 20.30 e as 22 horas. Para esta participação, tivemos que angariar 2400 contos, mas contámos com estes apoios.”
A situação também deixa orgulhoso o presidente do Gatões, António Pereira. A aposta no futebol feminino tem justificado muitos momentos de alegria: “Estas jogadoras merecem ir à Dinamarca. São o nosso maior orgulho, é um grupo extraordinário. Estamos bastante satisfeitos por esta presença, elas vão levar o nome do clube, do concelho, mas é muito difícil, para a estrutura que temos, participar numa prova destas.”
Fazer o melhor é também o que promete Bé, capitã do Gatões e da selecção nacional: “Temos que organizar-nos, no futuro, de outra forma, pois desdobramo-nos em muitas funções. Vamos realizar três jogos em cinco dias, o que é novo para nós, e teremos que estar nas melhores condições físicas.”
Odense recebe primeira fase
A equipa portuguesa parte para a Dinamarca no próximo dia 19, efectuando os seus jogos nos dias 20, 22 e 24 de Setembro. O Gatões, integrado no Grupo 6 desta primeira edição da Taça dos Campeões Europeus, tem como adversários o ZFK Masinac-Classic Nis (Jugoslávia), o Odense (Dinamarca) e o Progrés Niedercorn (Luxemburgo). O primeiro classificado do grupo apura-se para os quartos-de-final.
A cidade dinamarquesa de Odense é a sede desta primeira fase da prova, na qual participam 32 equipas, repartidas por 8 grupos.
A comitiva matosinhense já está, entretanto, definida. O presidente António Pereira chefia a delegação, composta ainda pelos seguintes elementos: Manuela Costa (massagista) e Alfredina Silva (treinadora); jogadoras: Nanda I, Nanda II e Samagaio (guarda-redes); Lara, Paula, Lília, Lurdes, Marina, Mónica e Romariz (defesas); Isabel, Kikas, Cabrita, Prazeres e Sónia Silva (médios); Sueli, Anabela, Mara, Zezé e Paula Cristina (avançadas).
Selecção concentrada
Entretanto, a selecção feminina concentra-se em Rio Maior, para um estágio de observação, entre sexta-feira e domingo. Foram convocadas 25 jogadoras, mas nenhuma do Gatões, já que a equipa matosinhenses se encontra a preparar esta participação na Taça dos Campeões. O 1º Dezembro é a equipa mais representada.
Visitantes abriram o marcador mas equipa leonina deu a volta ao marcador
Antigo jogador dos encarnados ficou surpreendido com a contratação do treinador português
Sérvio partilhou balneário com o atual técnico do Manchester United no Benfica, nas épocas 2013/14 e 2014/15
Treinador confiante em conseguir, pela primeira vez na época, um jogo sem sofrer golos
Treinador português procura hoje a quarta vitória seguida na Premier League
Galês tinha reforçado o clube em julho
Antigo jogador dos red devils acredita na 4.ª vitória seguida amanhã, diante do Nottingham Forest
Campeã do mundo sénior em patinagem artística livre, de apenas 17 anos, quer continuar a crescer e a somar títulos