Jorge Jesus admitiu ser um fã dos sistemas de três centrais, explicando que no início da carreira apostava muito nesta forma de atuar e que, quando voltar ao ativo, tentará implementá-la na sua equipa.
"Quando comecei a minha carreira, utilizei três centrais, muito por culpa do Cruyff. Os meus primeiros 10 anos foram em 3x4x3 ou 3x5x2. Hoje mudei para outro sistema. Para mim, a evolução do futebol vai partir para isso: para que os treinadores e os jogadores, no próprio jogo, mude de sistema. É como no andebol! É o desporto onde há mais alterações no sistema tática ao longo do jogo. Jogar com três jogadores a partir de trás é mais difícil, de ensinar e de jogar. A maior parte dos jogadores não começa a jogar com três mas sim com um quarteto defensivo. São formados com uma ideia de jogo diferente. É um sistema que a mim me apaixona. Na Arábia joguei assim algumas vezes. E quando voltar ao trabalho, vou tentar novamente que a minha equipa conheça mais um sistema. Isto é um trabalho diário. Tem de haver uma evolução da ideia de jogo. Tanto a defender como a atacar", começou por dizer o treinador no fórum da ANTF, em Portimão.
Nesse sentido, deixou rasgados elogios a Nuno Espírito Santo, que colocou o seu Wolverhampton a atuar quase sempre em 3x5x2: "O futebol holandês olha muito bem o futebol de ataque, mas não sabe defender. Quer dizer, agora já sabem. Já aprenderam alguma coisa. Em Inglaterra os treinadores estão à procura de conhecer este sistema. O NES, por exemplo, está a fazer um grande trabalho. O Conti, no Chelsea, foi campeão assim."
Jesus destacou ainda a importância de "saber estimular o jogador": "Tenho 10 tópicos que me orientam e aqui posso revelar cinco: criar, organizar, transportar a ideia para o treino, repetir e acreditar. Esta coisa de exigirmos aos jogadores. Nos dias que correm não está fácil, ainda para mais nas equipas tops. Há jogadores que não gostam da exigência."
Candidato lembra que apresentou programa eleitoral antes do atual presidente, que fez questão de ligar a Luís Filipe Vieira
Antigo presidente do Benfica e candidato à liderança esteve na CMTV
Clube agradeceu o "profissionalismo do treinador"
Treinador do Benfica deixou pistas sobre a equipa que pode apresentar amanhã no St. James' Park
Yassir Zabiri marcou os golos que deram a vitória à seleção africana
Harley Pearce, filho do ex-jogador e treinador inglês Stuart Pearce, perdeu a vida em Wiltshire, Inglaterra
Treinador deixou o Liverpool para se tornar diretor global de futebol da Red Bull
Informação foi divulgada pelo FC Rebellen, clube composto por ex-jogadores onde o holandês atua
Cheikh Touré, de 18 anos, foi encontrado morto no Gana, depois de ter sido convencido de que iria fazer testes numa equipa profissional
Inglês assinou um contrato de apenas... um mês