_
Jorge Jesus admitiu ser um fã dos sistemas de três centrais, explicando que no início da carreira apostava muito nesta forma de atuar e que, quando voltar ao ativo, tentará implementá-la na sua equipa.
"Quando comecei a minha carreira, utilizei três centrais, muito por culpa do Cruyff. Os meus primeiros 10 anos foram em 3x4x3 ou 3x5x2. Hoje mudei para outro sistema. Para mim, a evolução do futebol vai partir para isso: para que os treinadores e os jogadores, no próprio jogo, mude de sistema. É como no andebol! É o desporto onde há mais alterações no sistema tática ao longo do jogo. Jogar com três jogadores a partir de trás é mais difícil, de ensinar e de jogar. A maior parte dos jogadores não começa a jogar com três mas sim com um quarteto defensivo. São formados com uma ideia de jogo diferente. É um sistema que a mim me apaixona. Na Arábia joguei assim algumas vezes. E quando voltar ao trabalho, vou tentar novamente que a minha equipa conheça mais um sistema. Isto é um trabalho diário. Tem de haver uma evolução da ideia de jogo. Tanto a defender como a atacar", começou por dizer o treinador no fórum da ANTF, em Portimão.
Nesse sentido, deixou rasgados elogios a Nuno Espírito Santo, que colocou o seu Wolverhampton a atuar quase sempre em 3x5x2: "O futebol holandês olha muito bem o futebol de ataque, mas não sabe defender. Quer dizer, agora já sabem. Já aprenderam alguma coisa. Em Inglaterra os treinadores estão à procura de conhecer este sistema. O NES, por exemplo, está a fazer um grande trabalho. O Conti, no Chelsea, foi campeão assim."
Jesus destacou ainda a importância de "saber estimular o jogador": "Tenho 10 tópicos que me orientam e aqui posso revelar cinco: criar, organizar, transportar a ideia para o treino, repetir e acreditar. Esta coisa de exigirmos aos jogadores. Nos dias que correm não está fácil, ainda para mais nas equipas tops. Há jogadores que não gostam da exigência."
Médio recuperado de lesão e integrado; Gonçalo Costa e André Lacximicant falham jogo com o Benfica
Internacional ucraniano distinguido pelo golo ao Casa Pia, na 11.ª jornada, publica longo desabafo nas redes sociais
Médio tem sido pouco utilizado por Ian Cathro e tem interessados no Brasil
Presidente do FC Porto falou no final do treino de Ano Novo, no Dragão
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Treinador português assegura que não tentou convencer o internacional português a rumar ao Fenerbahçe
Avançado espanhol falou ainda sobre as expectativas que os adeptos colocaram em si desde muito cedo
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Presidente da FIFA assegurou ainda que o organismo está a estudar maneiras de tornar o jogo mais fluído