_
Portugal é o país que tem mais jogadores com salários em atraso que recorreram ao fundo de apoio a jogadores de futebol da FIFA, divulgou esta sexta-feira o organismo que tutela o futebol mundial. Dos 225 atletas que pediram ajuda, 61 pertenceram aos campeonatos nacionais entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2021, período que corresponde à terceira fase deste fundo, que tem cerca de 3,5 milhões de euros para distribuir pelos jogadores.
Top 10 de países-membro com mais jogadores apoiados pelo fundo da FIFA:
|
País membro da FIFA |
N.º de jogadores apoiados |
PORTUGAL |
61 |
| Grécia | 50 |
| Roménia | 22 |
| Turquia | 17 |
| Bielorrússia | 15 |
| Lituânia | 10 |
| Ucrânia | 8 |
| Rússia | 8 |
| China | 4 |
| Cazaquistão | 4 |
N.º de jogadores apoiados
PORTUGAL
61
Estes 61 jogadores que ficaram sem salário apesar de terem contrato com os clubes, dividem-se por 7 clubes: 19 estavam ligados ao Aves, vencedor da Taça de Portugal de 2018, 18 à U. Madeira, 8 a Freamunde e também ao V. Setúbal, 4 ao Arouca, que milita na Liga Bwin, e dois a Olhanense e Leixões.
| Clube | N.º de jogadores apoiados |
| Aves | 19 |
| U. Madeira | 18 |
| Freamunde | 8 |
| V. Setúbal | 8 |
| Arouca | 4 |
| Olhanense | 2 |
| Leixões | 2 |
O Fundo FIFA para Jogadores de Futebol é resultado de um acordo firmado com a FIFPRO em 2020, que fornece apoio financeiro a jogadores que não receberam e ou não têm possibilidade de receber os salários acordados com seus respetivos clubes. O orçamento total do fundo é de 16 milhões de dólares (cerca de 14 milhões e meio de euros), dividido em quatro ciclos de aplicação. A quarta e última fase terá como base os pedidos recebidos durante 2022 e terá igualmente um orçamento de quatro milhões de dólares.
Por Pedro Filipe PintoInternacional grego já falhou 25 jogos esta temporada
Brasileiro que tirou o Sporting da luta pelo título esteve com um pé fora de Tondela em dezembro e recuperou de uma pubalgia
Garantindo que a possível festa do título do FC Porto "não diz respeito ao Alverca", o treinador do Alverca só pretende competir
Alunos da ISP British International School Cascais receberam os três jogadores do Estoril com alegria e curiosidade
A partir de 2027/28, Portugal terá três equipas na Liga dos Campeões. Sport TV tem as duas primeiras escolhas, com a DAZN a reforçar a transmissão e a garantir a exclusividade na Liga Europa e Conference
Ex-Benfica converteu penálti na vitória (3-0) do Rosario Central na Venezuela
Internacional inglês está no Ipswich
NAC Breda processa Federação devido à nacionalidade de um jogador do Go Ahead Eagles
Antigo internacional colombiano estudou medicina dentária antes de ser jogador de futebol
Internacional português decisiva no apuramento do Aktobe para os quartos de final