_
27 de maio de 2001, logo a seguir ao almoço. Bruno Cardoso, treinador do Marco de Canaveses, da II Liga, quis afastar os jogadores (obrigados a ganhar ao Rio Ave para garantirem a permanência) de toda a pressão pelo que decidiu que o melhor era fazerem um pequeno passeio até ao parque da serra de Montedeiras, a cerca de 9 km da cidade. A história até podia ter graça se não tivesse terminado num atraso que atirou a equipa para uma muito contestada descida de divisão.
Faltava uma hora para o início do jogo quando o treinador pediu ao motorista para dar início à viagem até ao estádio. O problema é que a chave tinha desaparecido. Com o tempo a aproximar-se, a solução teve mesmo de ser o recurso a outra. Numa verdadeira corrida contra o tempo, o autocarro chegou ao Avelino Ferreira Torres já passavam 15 minutos das 16 horas. O jogo começou 26 minutos depois do previsto.
O golo de Reisinho (1-0) até fez acreditar que a história acabava bem. No fina,l houve festa mas o Felgueiras não calou a revolta. Alegou "violação intencional e premeditada" do Marco de Canaveses e inscreveu-se na II Liga. O presidente Júlio Faria considerou que o depoimentos de alguns atletas e equipa técnica indiciavam intencionalidade no atraso por serem contraditórios.
A 27 de junho, a Comissão Disciplinar da Liga puniu com uma simples multa pecuniária o atraso do Marco por "não encontrar dolo" e condenou o Felgueiras à descida. Depois disso, ainda se pronunciou mais duas vezes no sentido do arquivamento. Só que, a 19 de outubro, o Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol sentenciou o Marco com a despromoção.
A notícia caiu como uma bomba em Marco de Canaveses e os dirigentes do clube local não esconderam a revolta: "Uma autêntica vigarice, fazendo tábua rasa da verdade desportiva e premiando, mais uma vez, o comportamento antidesportivo do Felgueiras, habituado a manobrar as instâncias a seu bel-prazer".
Também Rui Caeiro e Helena Pires passam a integrar as estruturas do organismo máximo do futebol mundial
Leões enfrentam Vitória na próxima terça-feira (dia 23)
Luís Campos Ferreira é o presidente da Mesa da Assembleia Geral da Federação
Australiano alarga opções para o ataque
Avançado apontou um dos dois golos do Toluca, que conquistou o troféu só depois de um longo desempate por penáltis
Gala arranca às 17h, em Doha
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
O agora ex-adjunto de José Morais vai assumir a liderança do 2.º classificado dos Emirados Árabes Unidos
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países