Vítor Baía, antigo internacional, apresentou ontem às associações de futebol de todo o país o "Projeto 1 - Escola de guarda-redes", numa sessão realizada em Loulé, aproveitando o dia de descanso no Torneio Lopes da Silva, que decorre no Algarve.
"Queremos ser uma referência a nível mundial ao nível da formação de guarda-redes e de treinadores específicos dessa função", assinala Baía, "empenhadíssimo, motivado e cheio de orgulho" por dar corpo a este projeto.
"Faltam guarda-redes de topo e de referência em Portugal e queremos inverter essa situação. Tal não se conseguirá de um dia para o outro, mas acredito muito no que nos propomos fazer e seguramente colheremos frutos a longo prazo", assinala o antigo guardião.
No imediato a tarefa passa "por alargar o leque de escolha ao dispor das equipas técnicas das várias Seleções Nacionais e melhorar o treino e a preparação dos treinadores de guarda-redes".
Condições
O antigo internacional não esconde que "teria sido um guardião muito mais capaz se tivesse nascido uns anos mais tarde, beneficiando dos métodos de treino e de todo um conjunto de ferramentas hoje existente. Seguramente haveria, nesse quadro, um Vítor Baía mais equilibrado e muito melhor preparado para dar as respostas adequadas em todos os momentos do jogo".
Apesar da cautela com o capitão do Sporting, equipa médica da seleção nórdica considera que "todos estão aptos" para defrontar a Bielorrússia no sábado
Médio de 18 anos fez tratamento ao problema sofrido no pé esquerdo. Rui Borges voltou a recorrer à formação
Médio ucraniano vai continuar recuperaração com o departamento médico das águias
Avançado do Sp. Braga estará no particular com a Palestina
FIFA anunciou esta quinta-feira a lista
Documentário de dois episódios com uma perspetiva inédita sobre as horas decisivas para os negócios do futebol
O episódio aconteceu há 40 anos
Nikki Seey revela que tentou confrontar Nicolas Ngamaleu antes de o ter apanhado em flagrante com outra mulher
Extremo natural de Alverca atua há duas temporadas no Ottawa Atlético
Selecionador mexicano sempre animado diante dos jornalistas