Diz o ditado popular que depois da tempestade vem a bonança. E foi isso mesmo que aconteceu com Jorge Bernardo. O defesa-direito, de 26 anos, lesionou-se com gravidade no jogo com a Académica, no dia 9 de dezembro, e só regressou à competição no arranque da nova época… e com um golo. Mas vamos por partes.
Com o Real na 2.ª Liga, Jorge Bernardo assumiu a titularidade no lado direito da defesa. Mas a temporada do lateral acabou mais cedo do que o esperado.
"Ainda não tinha jogado este ano civil, é verdade. Ultrapassar uma lesão como esta nunca é fácil, mas com a ajuda da família, do meu núcleo de amigos, dos colegas de equipa e do clube, consegue-se fazer com que o sofrimento seja menor", recordou a Record Jorge Bernardo.
Operado no dia 27 de dezembro, rapidamente o defesa-direito avançou para a recuperação. O objectivo era entrar da nova temporada da melhor forma.
"Foi preciso muito trabalho, fisioterapia, muito trabalho de ginásio para fortalecer e também para prevenir novas lesões. Foi importante e tive pessoas muito importantes ao meu lado. Fortaleci fisicamente, mas fiquei muito mais forte com a lesão. Aprendi com a lesão e fiquei mais maduro. Não podia olhar só para as coisas más. Esta lesão mudou-me muito a nível humano e como jogador. Profissionalmente não foi bom, mas a nível pessoal evoluí. Passei a dar mais valor aos momentos e a desfrutar mais das coisas", contou o defesa.
Regresso à competição na nova temporada e logo com um golo (Real venceu os Armacenenses por 1-0).
"É ótimo voltar a jogar e voltar com um golo é sempre especial. Ainda para mais foi o golo da vitória. O importante é a equipa ganhar, mas é sempre bom voltar a marcar. Agora o importante é estar forte, não ter lesões, jogar o máximo de minutos possível e voltar a ajudar o clube a subir de divisão. Só depois penso se será a altura para dar um outro passo na minha carreira", explicou Jorge Bernardo.
Por André FerreiraSaída de Manuel Marinho resulta "da perda de condições institucionais e de confiança recíproca"
Triunfo por 3-1
Reduto do emblema alentejano está na 'short list' para o Europeu feminino de 2029
Esquerdino regressa à casa de partida, aos 33 anos
Suazo, hondurenho do Sp. Braga, também destacado pela publicação inglesa
As duas equipas já estão apuradas para o Mundial de 2026
Central cometeu dois erros flagrantes no primeiro desaire da história da canarinha frente ao Japão
Técnico não sobrevive aos maus resultados e é demitido após desaire com o Kosovo
Antigo internacional inglês escreveu um livro sobre a carreira
Ex-Sporting esteve "desaparecido desde o primeiro minuto" no jogo com a Suíça