O treinador da mística

O treinador da mística
• Foto: manuel araújo

O negro que parecia levar a Briosa ao abismo, mercê de uma época recheada de frustrações, deu agora lugar ao... negro que sempre dominou o equipamento de um clube de tradições, mística e sucessos. Como em qualquer história, também aqui há um protagonista: José Viterbo.

O técnico, de 52 anos, que há cerca de um mês ocupou o lugar de Paulo Sérgio, é o responsável maior pela onda de bons resultados que alimentam o sonho da permanência – conquistou 7 pontos em 9 possíveis –, mas, principalmente, pelo regresso de um orgulho academista que há muito parecia perdido.

PUB

Na verdade, Viterbo começou por ser a solução provisória para o problema, mas, neste momento, já não há dúvidas: é o treinador que todos querem ver à frente da Briosa.

Um sonho adiado

PUB

Viterbo conheceu a Académica ainda muito cedo. O amor pelo clube levou-o ao Campo Santa Cruz, onde começou a mostrar-se na baliza, mas não só. “Ele era um miúdo com qualidades a guarda-redes, mas acima de tudo com valores humanos”, lembra a Record Vítor Manuel, treinador que o orientou nas camadas jovens da Briosa. “OViterbo tem a mística da Académica dentro dele. Vai conseguir congregar a massa adepta, que se identifica com ele”, sublinha, lembrando que “há sempre tempo para se chegar à cadeira de sonho”.

É que para chegar onde agora está, Viterbo teve de esperar e... quase desesperar. Os primeiros anos ao serviço do seu clube do coração foram nas equipas de formação, seguindo-se um longo trajeto de 11 anos onde sempre se mostrou disponível para ajudar, mas encontrou as portas fechadas. Como em qualquer história, esta parece agora ter um final feliz.

Resultou

PUB

Os 7 pontos que conquistou em apenas três jogos tornam Viterbo no treinador com maior sucesso entre aqueles que entraram com a época 2014/15 em curso [ver quadro]. Sinais de esperança, mesmo com muito para jogar.

Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
Ultimas de Académica Notícias
Notícias Mais Vistas
PUB