Liga Betclic tem 68 nacionalidades representadas: número de brasileiros diminui

Liga divulgou nacionalidades das provas profissionais
• Foto: Liga Portugal

A presente edição da Liga Betclic registou, até à 11.ª jornada, 68 nacionalidades representadas e o menor número de jogadores brasileiros das últimas 6 épocas, revelam os dados do Observatório do Futebol da Liga Portugal. 

Portugal (159), Brasil (90), Espanha (41), França (18) e Uruguai (11) são as 5 nacionalidades mais representadas no principal escalão, totalizando 63,8% de um universo de 500 jogadores que disputam a prova. O decréscimo de canarinhos na 1.ª Liga, depois dos 102 na época transata - em 2020/21, primeira temporada dos registos, eram 135 -, "reflete a diversificação dos mercados de recrutamento, com crescente aposta em outras geografias", segundo a Liga.

PUB
Top-5 nacionalidades da Liga Betclic

Mais espanhóis na 2.ª Liga

Relativamente à Liga Portugal Meu Super, a prova regista 59 nacionalidades representadas, o maior número desde 2020/21 e superando as 52 da temporada passada. Destaque para o aumento de atletas espanhóis, que atinge máximo histórico de 38 jogadores utilizados, face aos 12 anteriores. Por outro lado, tal como na 1.ª Liga, o número de brasileiros está em queda, com o menor número de representantes (91) das últimas 6 épocas.

PUB

"A pluralidade de nacionalidades nas duas competições profissionais comprova, sobretudo, a capacidade de atração do futebol português, que continua, assim, a afirmar-se como porta de entrada para novos talentos", destaca a Liga em comunicado.

Por André Antunes Pereira
3
Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
Ultimas de Liga Betclic Notícias
Notícias Mais Vistas
PUB