Observatório do Futebol da Liga revela dados sobre estrangeiros nos campeonatos profissionais
A presente edição da Liga Betclic registou, até à 11.ª jornada, 68 nacionalidades representadas e o menor número de jogadores brasileiros das últimas 6 épocas, revelam os dados do Observatório do Futebol da Liga Portugal.
Portugal (159), Brasil (90), Espanha (41), França (18) e Uruguai (11) são as 5 nacionalidades mais representadas no principal escalão, totalizando 63,8% de um universo de 500 jogadores que disputam a prova. O decréscimo de canarinhos na 1.ª Liga, depois dos 102 na época transata - em 2020/21, primeira temporada dos registos, eram 135 -, "reflete a diversificação dos mercados de recrutamento, com crescente aposta em outras geografias", segundo a Liga.
Mais espanhóis na 2.ª Liga
Relativamente à Liga Portugal Meu Super, a prova regista 59 nacionalidades representadas, o maior número desde 2020/21 e superando as 52 da temporada passada. Destaque para o aumento de atletas espanhóis, que atinge máximo histórico de 38 jogadores utilizados, face aos 12 anteriores. Por outro lado, tal como na 1.ª Liga, o número de brasileiros está em queda, com o menor número de representantes (91) das últimas 6 épocas.
"A pluralidade de nacionalidades nas duas competições profissionais comprova, sobretudo, a capacidade de atração do futebol português, que continua, assim, a afirmar-se como porta de entrada para novos talentos", destaca a Liga em comunicado.
Técnico antecipa muitas dificuldades contra um adversário da 2ª Liga
Esteve para sair no verão e há interessados na próxima janela, mas treinador dos leões quer contar com o esquerdino até ao fim do contrato
Frederico Gonçalves, Luís Gonçalves e Martim Ribeiro (irmão de Rodrigo Ribeiro) foram premiados e passaram o período de pequeno-almoço com o plantel
Guardião coloca o foco no FC Porto, depois de garantida a presença no Mundial pela Seleção Nacional
Vitinha, João Neves, Nuno Mendes, Rodrigo Mora, Deco, Luís Campos e Jorge Mendes também na corrida aos galardões
Nikki Seey volta a 'atacar' o ex-namorado Moumi Ngamaleu, jogador do Dínamo Moscovo que foi apanhado a trair
Resultado de 3-0 foi construído apenas na 2.ª parte, já nos minutos finais
Conjunto de Vincenzo Montella deu pela falta de um relógio e dois anéis