_
Aursnes sente que recuperou as energias para se mostrar disponível para a seleção da Noruega, quando faltam 4 meses para o Mundial. Em entrevista à TV 2, da Noruega, o médio explicou as mudanças que teve desde que se retirou do futebol internacional, em março de 2024.
"No Benfica, nunca tinha jogado tanto antes e precisei de tempo para me acostumar com o dia a dia. Agora já me adaptei e recuperei as minhas energias. E comecei a sentir falta dos encontros e jogos com a Noruega", salientou o médio, que até psicologicamente se sentia desgastado. "Senti que não conseguia respirar. Era uma correria constante e eu não tinha um minuto de descanso. Sentia-me mentalmente exausto", sublinhou, numa entrevista dada poucas horas depois de comunicar a José Mourinho a decisão de voltar à seleção.
Por considerar "apropriado explicar ao povo norueguês" a sua situação, Aursnes garantiu que não construiu nenhum "plano ardiloso" para se mostrar disponível apenas agora, ainda que admita que poderia ficar arrependido caso não lutasse por ir ao Mundial.
"Já passei por algumas fases comigo mesmo. Um Mundial é algo grandioso. Talvez só tenha essa oporutnidade uma vez e penso que ia ficar arrependido para o resto da vida se não aproveitasse agora. Mas foi um processo gradual. Tenho muito mais energia e resistência para conseguir dar um contributo à seleção", disse, admitindo que até poderia ter falhado o Mundial, se a prova tivesse sido há dois anos. "Tenho quase a certeza de que não teria participado. Naquele momento, era absolutamente certo para mim desistir", frisou.
De qualquer forma, o médio nem dá como garantida a presença no Mundial, já que essa decisão cabe a Stale Solbakken. "Não contribuí com nada para o apuramento. Todos os que contribuíram fizeram um trabalho fantástico. Então, estou com um mau pressentimento", referiu, admitindo que pensa no facto de estar a tirar o lugar a outro jogador. "É algo que sinto. Mas não estou a prejudicar a seleção. Nem é certo que eu consiga lá estar", ressalvou.
De qualquer forma, o feedback recebido permite a Aursnes pensar que é "muito bem-vindo", sobretudo pelas conversas com o selecionador. "A ideia amadureceu. Tive muitas conversas boas com Stale Solbakken, que demonstrou grande respeito e compreensão. Isso foi importante", explicou, lembrando "o bom relacionamento com a maioria das pessoas da seleção."
Por Rafael SoaresExtremo brasileiro custou 18 M€ em 2020, mas teve poucas oportunidades de Jorge Jesus e rumou ao Shakhtar, onde ainda continua
Pavlidis foi o alvo mais apetecido, mas houve mais abordagens
Médio sentia que "não conseguia respirar" no momento em que anunciou a retirada do futebol internacional
Magnata grego bloqueou transferência do jogador do Rio Ave para a Luz
Tudo o que aconteceu no derradeiro dia da janela de inverno
Desvendamos o mistério do famoso meme do TikTok
Os 18 emblemas do escalão principal gastaram 424,9 ME
O presidente da FIFA defendeu o regresso das equipas russas às provas internacionais
Central holandês deixou o Sporting para regressar ao seu país
Segunda e última janela de inscrições de jogadores para 2025/26 fechou em Portugal e nos cinco principais campeonatos europeus