O Benfica expressou este domingo, em comunicado, indignação sobre o que considera terem sido erros de arbitragem em jogos do Sporting. As águias apontam três encontros e falam em "prejuízos constantes" para o clube e "benefícios reiterados" para os leões, "com impacto direto na classificação da Liga".
"Ao longo destas jornadas – sem esquecer o que já se verificara no final da época passada – torna-se impossível ignorar o padrão de decisões que favorece sistematicamente o Sporting e penaliza o Benfica", refere. Segundo o Benfica, "esta realidade não pode ser explicada apenas por coincidências ou por meros erros humanos."
Por fim, o Benfica exige "que a Federação Portuguesa de Futebol e o Conselho de Arbitragem atuem com firmeza, garantindo que os princípios da verdade desportiva e da igualdade de tratamento entre clubes sejam efetivamente respeitados."
Comunicado do Benfica
"O Sport Lisboa e Benfica manifesta a sua indignação perante os sucessivos erros de arbitragem verificados neste início de temporada, que têm produzido um padrão claro: prejuízos constantes para o Benfica e benefícios reiterados para o Sporting, com impacto direto na classificação da Liga.
A saber:
1. Estoril-Sporting – Foi validado um golo em claro fora de jogo, perante a inação do árbitro e de um VAR que falhou na sua função essencial. No mesmo jogo, ficou por assinalar um penálti evidente contra o Sporting.
2. Famalicão-Sporting – O jogador Gonçalo Inácio deveria ter sido expulso quando o jogo se encontrava empatado. Mais uma vez, o árbitro foi complacente, beneficiando o Sporting.
3. Nacional-Sporting – Quando o Sporting ainda estava em desvantagem, foi expulso um jogador madeirense de forma unanimemente considerada injusta e exagerada, uma vez que o primeiro cartão amarelo não tinha fundamento.
Ao longo destas jornadas – sem esquecer o que já se verificara no final da época passada – torna-se impossível ignorar o padrão de decisões que favorece sistematicamente o Sporting e penaliza o Benfica.
O Sport Lisboa e Benfica entende que esta realidade não pode ser explicada apenas por coincidências ou por meros erros humanos.
Exige-se que a Federação Portuguesa de Futebol e o Conselho de Arbitragem atuem com firmeza, garantindo que os princípios da verdade desportiva e da igualdade de tratamento entre clubes sejam efetivamente respeitados."
Consulte aqui a apreciação dos especialistas em arbitragem de Record, Marco Ferreira e Jorge Faustino, aos principais casos do Estoril-Sporting, do Famalicão-Sporting e ainda do Nacional-Sporting.
Por RecordEquipa de Nélson Veríssimo esteve a perder, mas Duarte Soares igualou antes do intervalo
Benfica promete receber presidente do Sporting como qualquer outro, mas deverá indicar zona específica para a comitiva dos leões
Jan Biermann morreu esta quarta-feira aos 77 anos
Ficou agendada para 3 de janeiro
Holandês recorda "um jogador com uma boca demasiado grande e um coração minúsculo"
Depois dos incidentes pirotécnicos, a partida será disputada à porta fechada, mas foi aberta uma exceção para Peter
Ex-jogador do Boavista e Moreirense já foi suspenso pelo Radomiak Radom
Colombiana continua na sua guerra mediática com antigo futebolista
Menno Geelen reage à 'chuva' de pirotecnia lançada por claque no início do jogo com o Groningen
Hélio Sousa conduziu o Kuwait a um empate frente ao Egito