O Benfica esteve ausente da reunião do grupo de trabalho da Liga Centralização, apurou Record. Esta sexta-feira, estiveram reunidos por videoconferência Sporting, FC Porto, Sp. Braga e Casa Pia, sendo que os três primeiros, juntamente com os encarnados, formam o lote de clubes que têm lugar fixo no Conselho de Administração, a que se juntam mais três (dois da 2.ª Liga e outro da 1.ª) que são adicionados em cada época. Esta temporada, Casa Pia, Paços de Ferreira e Chaves foram os emblemas que integraram esse trio, tendo sucedido a Arouca, Torrense e AVS SAD, que faziam parte do grupo em 2023/24. Ou seja, têm assento sete clubes, cinco deles do principal escalão.
Recorde-se que as águias colocaram-se à margem deste processo, conforme comunicaram na passada segunda-feira, em desagrado com a arbitragem na final da Taça de Portugal. Nesse comunicado, o Benfica afirmava ter "suspendido a participação nos grupos de trabalho da Liga Centralização" ao mesmo tempo que e solicitava ao Governo uma "audiência com caráter de urgência, informando-o de que, neste momento, não estão reunidas as condições para avançar com este processo."
A Centralização dos Direitos Audiovisuais, recorde-se, passou a ser obrigatória por lei desde que, em 2021, o Governo publicou o Decreto-Lei que impôs a medida.
Os clubes têm até 2026 para apresentar o respetivo modelo à Autoridade da Concorrência e até 2028 para implementar a comercialização centralizada.
Foi para desenvolver este projeto que a Liga Portugal criou a empresa Liga Centralização, cujo Conselho de Administração é composto por 7 clubes, incluindo o Benfica, a quem compete cumprir as referidas etapas e prazos. Algo que o clube da Luz deixa de fazer ao afastar-se do processo.
Antigo avançado jogou com Rui Costa no Benfica, mas integra lista de de Noronha Lopes e apela a uma mudança urgente
Candidato à presidência dos encarnados sente desejo de "mudança com um projeto de futuro"
Ambiente de festa com gestor a ser recebido com cânticos e tochas
Atual presidente e novamente candidato à liderança do Benfica abordou a atualidade do clube e do futebol português no Now
Afastado das funções de treinador, o alemão de 58 anos continua muito atento ao futebol internacional
Alemão, de 58 anos, ruma ao futebol japonês mas para assumir funções diferentes das de... treinador
Aumenta o tom das críticas ao treinador português em Inglaterra
Equipa de Jorge Jesus - que poupou Cristiano Ronaldo - venceu o Al-Zawra'a por 2-0
Fala pela primeira fez, sem tabus, do ano de 2001, quando foi afastado das Antas, para dar lugar ao treinador de Setúbal
Venceu Taça do Canadá, chegou ao golo 300 e deixou Kroos para trás