_
O Benfica sublinhou esta segunda-feira que a "pequeníssima discrepância nos números apurados" na contagem dos votos físicos que ocorreu este fim-de-semana (diferença de 136 votos em falta nas urnas, o que representa cerca de 0,35% em relação ao total de votantes em todo o ato eleitoral), "atesta inequivocamente a fiabilidade do sistema de voto eletrónico".
"Este procedimento, que observa a total transparência em relação ao ato mais importante na vida associativa do clube, tratou-se do cumprimento da promessa efetuada logo após a tomada de posse da atual direção. De uma vez por todas termina a suspeição e o ruído em torno dos resultados eleitorais. A integridade do ato eleitoral nunca esteve em causa. A contagem dos votos físicos, com os resultados apurados, só a reforça", pode ler-se.
O cartão de sócio "no bolso"
António Pires de Andrade, presidente da Mesa da Assembleia Geral do Benfica, foi um de quatro presentes na contagem dos votos, que decorreu no sábado, entre as 15 horas e a meia-noite, além do secretário-geral, João Salgado, e dois sócios convidados. "Podemos concluir que o sistema eletrónico é fiável, pode ser utilizado independentemente do físico", assumiu Pires de Andrade.
O sucessor de Rui Pereira na lidearnaça da MAG revelou que o processo foi conduzido por 30 trabalhadores e dirigentes da Prosegur e que as urnas estiveram à guarda da alemã Reisswolf. "A qualidade dos votos colocados nas urnas estava impecável. Parece que tinham sido colocados ontem [anteontem], em termos de tinta ou papel. Não se verificou qualquer anomalia", sublinhou, acrescentando que "não foram encontradas situações de anormalidade". "Verificámos que todas as urnas se encontravam com todos os selos em perfeito estado", reforçou, em comunicado.
Pires de Andrade afirmou que apenas nas dez urnas de Lisboa se registou uma diferente muito superior (119) ao das restantes sete [ver infografia]. "A única razão talvez seja o facto de alguns sócios poderem ter ficado com o voto físico no bolso para recordação. Vi alguns casos em que os sócios tiraram fotografias ao voto físico para enviá-lo por mail ou WhatsApp, para dizer que votaram. Depois meteram-no no bolso", observou.
Por RecordNuno Cesário deixa as águias depois de uma ligação de mais de 10 anos
Golo anulado a Pavlidis na base da discussão entre técnico e dirigente do emblema ribatejano
Treinador do Benfica tem feito trabalho específico com o avançado
'Gazzetta dello Sport' dá conta que agente de Davitashvili vai reunir-se com representantes dos encarnados
Italiano, que esteve nos gunners em 2013/14, diz quase ter tido um ataque de pânico
Tirou o dinheiro a tempo e 'sacou' 50 mil libras com aposta de 1£
As declarações do treinador do FC Porto após o desaire no Dragão Arena (40-35)
Nos arredores de São Francisco, os Seahawks, que chegaram ao quarto e último período a vencer por 12-0, repetiram o sucesso de 2013 e 'vingaram' a final de 2014
Avançado foi contratado ao Aston Villa em janeiro de 2025, mas fez apenas 18 jogos pelos sauditas
Avançado luso-angolano está cedido pelo Tromso ao Al Ahly e já se estreou na Cahampions africana