Os três grandes têm a rodar 50 futebolistas, em 35 clubes, nacionais e estrangeiros, num ranking dominado por Benfica, que tem 24 jogadores cedidos, e FC Porto, com 21, em contraste com o Sporting, apenas com sete empréstimos.
Já na Liga principal é o FC Porto que domina, com oito jogadores emprestados, mais um do que o Benfica, enquanto o Sporting tem quatro atletas emprestados a equipas da mesma competição.
Os encarnados estão representados em seis clubes da Liga Sagres, com sete jogadores, depois do regresso ao Benfica de Felipe Bastos, após a cedência ao Belenenses, quatro da Liga de Honra, com 10 jogadores, e ainda em sete clubes estrangeiros, com outros tantos futebolistas.
Vitória de Setúbal (Marc Zoro e Ruben Lima), Belenenses (Freddy Adu), Nacional (Halliche), Olhanense (Walter Moraes), Paços de Ferreira (Coelho) e Vitória de Guimarães (Leandro Silva) são os beneficiários dos emprestados do Benfica, na Liga Sagres, depois do regresso de Fellipe Bastos, dos azuis de Belém.
A apenas dois primodivisionários, Olhanense (Rabiola, Ventura, Tengarrinha, Ukra e Castro) e Vitória de Setúbal (Ivo Pinto, Hélder Barbosa e André Pinto), os dragões cederam oito jogadores. Um número que já foi superior, mas o argentino Benitez deixou o Leixões e rumou ao San Lorenzo.
Já o Sporting colocou Rui Fonte no Vitória de Setúbal, Ronny e André Santos na União de Leiria e João Gonçalves no Olhanense.
Na Liga de Honra, o Benfica voltam a destacar-se, com 10 jogadores em quatro clubes (Beira-Mar, Carregado, Fátima e Trofense), enquanto os dragões colocaram inicialmente seis jogadores em três emblemas (Gil Vicente, Portimonense e Sp. Covilhã), mas Josué já abandonou o emblema dos leões da Serra, e o Sporting apenas cedeu Marco Matias ao Fátima.
No plano internacional, a cedência de Benitez deu a liderança aos dragões"que, com oito cedências, somam mais um jogador emprestado do que os encarnados, sete empréstimos, ambos a larga distância do Sporting, que apenas emprestou Purovic aos húngaros do Videoton e vai colocar o brasileiro Celsinho no Oeste.
Lista de jogadores emprestados pelos três grandes:
Benfica:
Liga Sagres:
Belenenses - Freddy Adu
Nacional - Halliche
Olhanense - Walter Moraes
Paços de Ferreira - Coelho
Vitória Guimarães - Leandro Silva
Vitória de Setúbal - Marc Zoro e Rúben Lima
Liga Honra:
Beira-Mar - Leandro Pimenta e Ishmael Yartey
Carregado - Ivan Santos, Miguel Rosa, Adriano e André Soares
Fátima - João Pereira, David Simão e André Carvalhas
Trofense - Romeu Ribeiro
Clubes estrangeiros:
Fluminense (Brasil) - Edcarlos
Santander (Espanha) - Sepsi
Hércules (Espanha) - Tiago Gomes
Neuchatel Xamax (Suíça) - Binya
Vissel Kobe (Japão) - Marcel
Portsmouth (Inglaterra) - Yebda
Cruzeiro (Brasil) - Patric
FC Porto:
Liga Sagres:
Olhanense - Rabiola, Ventura, Tengarrinha, Ukra e Castro
Vitória de Setúbal - Ivo Pinto, Hélder Barbosa e André Pinto
Liga de Honra:
Gil Vicente - Rui Pedro, Pedro Moreira e Bura
Portimonense - Monteiro
Sp. Covilhã - Steven Vitória
Clubes estrangeiros:
Málaga (Espanha) - Stepanov
Atlético Mineiro (Brasil) - Renteria
Valladolid (Espanha) - Pelé
Venlo (Holanda) - Diogo Viana
Cruzeiro (Brasil) - Leandro Lima
Huracan (Argentina) - Bolatti
Recreativo Huelva (Espanha) - Candeias
San Lorenzo (Argentina) - Benitez
Sporting:
Liga Sagres:
Olhanense - João Gonçalves
União de Leiria - Ronny e André Santos
Vitória de Setúbal - Rui Fonte
Liga de Honra:
Fátima - Marco Matias
Clubes estrangeiros:
Videoton (Hungria) - Purovic
Oeste (Brasil) - Celsinho