EM 54/55, o Benfica conquistou o campeonato na última jornada com a ajuda do Sporting. O Belenenses partiu para a vigésima sexta ronda em primeiro lugar, com 38 pontos, mais um do que as águias. A equipa do Restelo precisava de ganhar ao Sporting para festejar a conquista do ceptro.
No Campo das Salésias, no longínquo domingo de 24 de Abril de 1955, o azuis venciam por 2-1 a cinco minutos do fim. Mas o leão Martins, aproveitando um ressalto de bola, fixou o resultado final (2-2).
Na Luz, os adeptos do Benfica, ao ouvirem o segundo golo dos sportinguistas, explodiram de alegria. Os encarnados derrotaram o Atlético, por 3-0, e sagraram-se campeões, quebrando um jejum de quatro épocas. Foi a segunda vez que o campeão se decidiu pelo "goal-avarage". O confronto entre as duas equipas, que terminaram com 39 pontos, foi favorável aos encarnados: uma vitória (2-1) e um empate (0-0).
Conquistado o título, os adeptos encarnados manifestaram-se em frente à sede leonina, então na Rua do Passadiço, num gesto de agradecimento. "Depois, um a um, entraram no edifício e depositaram algum dinheiro nos mealheiros existentes para a recolha de prendas destinadas ao Estádio do Sporting", relatou Record.
Martins, esse, disse que as culpas do empate foram todas do Belenenses, que "não soube agarrar-se à vitória que teve nas mãos".
À imagem de Torres e Eusébio
Interrogatório do Moreirense-Benfica
Avançado grego anotou um hat trick no triunfo frente ao Moreirense e foi a principal figura do lado dos encarnados
A análise do treinador do Benfica à goleada sobre o Moreirense, por 4-0, na conferência
Davy Klaassen inaugurou o marcador no clássico com o Feyenoord com um grande remate de fora de área
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Formação brasileira venceu por 2-0, com golos de Léo Pereira e Danilo
Belgas e holandeses também perderam
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo