A nomeação de António Nobre para dirigir o dérbi entre Benfica e Sporting foi recebida com surpresa e apreensão nas hostes encarnadas, apurou o nosso jornal. Internamente, não esperavam que o juiz da AF Leiria fosse o escolhido para estar no Estádio da Luz, sobretudo, depois do histórico da época passada. É que em três partidas diferentes, António Nobre assinalou penálti contra o Benfica, todos eles receberam a oposição do VAR. Ainda está bem viva na memória dos benfiquistas, o duelo com o Arouca, em que o árbitro foi chamado para rever as imagens do lance entre Jason e Otamendi, que o árbitro considerou tratar-se de um penálti. Luís Godinho teve dúvidas e aconselhou Nobre a rever as imagens, mas este manteve a decisão, num lance que originou muita polémica. O Arouca não falhou do castigo máximo e fez o 1-1, numa partida que acabou empatada a dois golos.
Mas antes desse duelo, António Nobre já tinha apontado duas vezes para a marca dos 11 metros, para assinalar penáltis contra o Benfica. E nesses dois lances, foi o VAR a reverter as decisões.
Na receção ao Estoril da época passada, o juiz assinalou uma grande penalidade a favor do Estoril, a penalizar uma alegada falta de Tomás Araújo sobre Fabrício. Bruno Esteves estava no VAR e chamou Nobre, com este a reverter a decisão, não marcando qualquer falta. Frente ao Casa Pia, num jogo disputado em Rio Maior, António Nobre também assinalou uma grande penalidade contra o Benfica, por eventual infração de Otamendi sobre Nuno Moreira e Vasco Santos, no VAR, alertou que a falta seria fora da área. Algo que Nobre acabou por corrigir, revertendo o penálti, para assinalar falta.
Por Valter MarquesNa época passada, árbitro assinalou três penáltis contra as águias, que acabaram revertidos pelo VAR
Clube turco faz ponto da situação do avançado que está no radar do Benfica
Juiz da AF Leiria reencontra Benfica após polémico jogo com o Arouca em abril e vai estrear-se a arbitrar dérbis entre águias e leões
Jogador do Benfica auferiu 4,2 milhões de euros em 2024 e lidera uma lista onde não consta Haaland, que declara os seus rendimentos fora do país
Depois dos incidentes pirotécnicos, a partida será disputada à porta fechada, mas foi aberta uma exceção para Peter
Holandês recorda "um jogador com uma boca demasiado grande e um coração minúsculo"
Ex-jogador do Boavista e Moreirense já foi suspenso pelo Radomiak Radom
Menno Geelen reage à 'chuva' de pirotecnia lançada por claque no início do jogo com o Groningen
Colombiana continua na sua guerra mediática com antigo futebolista
Cliver Huamán é apaixonado por relatos de futebol e transmitiu o Flamengo-Palmeiras para os seus seguidores