Na sala de imprensa da Johan Cruijff Arena, em Amesterdão, Fred Grim fez a antevisão ao embate desta quarta-feira entre Ajax e Benfica, a contar para a Liga dos Campeões. O treinador interino dos holandeses - que assumiu o cargo depois do despedimento de John Heitinga - falou da importância do encontro, numa altura em que ambas as equipas têm zero pontos. Abordou ainda o mau momento da equipa, que perdeu os últimos quatro jogos e não vence há quatro em todas as competições, acreditando que há muito potencial para melhorar e jogar um bom futebol.
Qual é a importância deste jogo? "A importância deste jogo é muito grande, um jogo da Liga dos Campeões é sempre grande. Ainda temos zero pontos e precisamos de ganhar para fazer os pontos que precisamos para continuar na competição. É o primeiro jogo depois da derrota com o Excelsior e é preciso jogar bem para ganhar jogos e ganhar confiança."
Até onde pode chegar esta equipa com um futebol melhor? "Nós conseguimos jogar muito melhor do que estamos a jogar agora. É dificil saber onde podemos chegar, mas podemos fazer muito melhor. Estou à procura de consistência."
Como está a moral desta equipa? Há moral sequer? "Há moral nesta equipa e falamos muito uns com os outros e estamos a tentar ajudar-nos a melhorar como equipa."
Começa a ver efeitos daquilo que têm treinado? "Sim, eu e o staff queremos ver isso. O processo da equipa é importante e temos de chamar a atenção uns aos outros para melhorar."
Pensa que o Mika Godts tem jogado bem? "Sim, claro que sim, mas ainda pode fazer melhor. Mas para o jogador estar bem, marcar golos e fazer assistências, a equipa também tem de estar melhor."
Acredita que ainda é possível passar? "A Liga dos Campeões é muito importante para nós e tudo ainda é possível. O Benfica tem zero pontos como nós, mas tem Mourinho como treinador, por isso temos de nos preparar para todos os cenários. Amanhã queremos ganhar e precisamos muito de pontos. Para os conseguirmos, vamos precisar muito do apoio dos nossos adeptos."
Qual será a chave do jogo? "A chave do jogo será a nossa forma de jogar, porque queremos muito jogar melhor. Temos de pressionar melhor do que fizemos com o Excelsior. Temos de aumentar a intensidade na troca de bola e o melhorar o nosso jogo em profundidade e temos de garantir que temos muitos e bons jogadores a aparecer à frente da baliza."
Espera que Steven Berghuis ainda volte a jogar esta época? "Não sabemos ainda, é muito dificil dizer. Ainda não temos informação de qual vai ser o tempo de paragem."
Por André Teixeira