Martim Mayer diz que Manteigas tentou juntar-se à sua lista: «Queria ser administrador da SAD»

Homem de fato posa com braços cruzados
• Foto: Duarte Roriz

Em entrevista à CMTV, Martim Mayer revelou ter sido abordado por João Diogo Manteigas para 'unir' as duas candidaturas e que este último terá apresentado como proposta ser administrador da SAD e não para fazer parte dos órgãos sociais do clube.

"O que disse foi que, à data das sondagens, não estaria à espera de ter 30% [de votos]. No dia das eleições, se calhar tenho 40% ou 51%... Sinto que a minha posição de consistência, a proposta que tenho para os benfiquistas vai ser ouvida e valorizada. Não sou candidato a candidato. Atuo para me dar a conhecer como vou ser como presidente. Fez-me lembrar um tema para o qual não vinha preparado para falar mas que vou aqui dizer em primeiríssima mão: há um tempo, ficou a dúvida de se João Diogo Manteigas tinha ou não tinha tido a vontade de se juntar à minha candidatura. João Diogo Manteigas telefonou-me e veio a minha casa porque pediu para falar comigo. Fez-me uma proposta concreta para juntar-se à minha candidatura. Queria ser administrador da SAD, não queria estar nos órgãos sociais do clube, e fez propostas à volta de outras coisas complementares. Absolutamente verdade. Isto aconteceu em minha casa, olhos nos olhos. Aconteceu há sensivelmente um mês e meio. Ele desmentiu isso, tal e qual como desmentiu agora o que aconteceu na AG, mas as minhas versões é que são as certas. Não são versões, são verdades. A mentira tem perna curta".

PUB

Então não vai juntar-se a outra candidatura?

"As candidaturas são apresentadas formalmente no dia 10 de outubro. Essa é a razão pela qual aprovar o regulamento eleitoral não implicaria aprovar o voto eletrónico nos Açores, na Madeira e no estrangeiro. Só depois de formalizadas as candidaturas é que se sabe quem são as candidaturas que dizem ou não dizem se há unanimidade relativamente ao voto eletrónico. Votar neste regulamento eleitoral era votar nas regras práticas daquilo que é o processo eleitoral. Não há regulamentos eleitorais perfeitos. Até 10 de outubro não me vou juntar a outra candidatura. Vou até ao fim. Tenho a minha proposta, uma equipa coesa, fresca, nunca esteve no Benfica e é assim que vamos".

PUB

Já agora, quer dizer quem também esteve nessa reunião com João Diogo Manteigas em sua casa?

"Vou deixar a reserva quanto a uma pessoa por respeito, mas posso dizer que o senhor António Simões esteve nessa reunião. Veio com João Diogo Manteigas, foi quem lhe indicou onde era a minha casa. E recebi-os com todo o prazer".

Os "culpados" da confusão na AG de sábado

PUB

Martim Mayer abordou ainda a Assembleia Geral de sábado e, quando questionado sobre quem seria o culpado, respondeu. "Deixe-me começar por dar uma nota: tenho um rigor muito grande para que apresente, nesta candidatura, uma postura muito positiva. Tenho uma proposta muito bem estruturada e tem sido esse o meu objetivo. Tenho muito bem presente como devo proteger o meu clube. E há um conjunto de assuntos que, normalmente, só podem ser discutidos internamente. Neste caso, há uma questão que merece mudar a forma de pensar. Todos os sócios, e no Benfica são 400 mil, que não estiveram na AG, devem estar cientes do que se passou e como se passou. Vi-me obrigado, em primeiríssima mão, a explicar exatamente o que tinha acontecido. O João Diogo Manteigas, olhos nos olhos, perguntou-me se tal e qual como ele o ia fazer, e talvez o João Noronha Lopes fosse fazer, e abandonar a Assembleia [enquanto Luís Filipe Vieira falava]. Disse imediatamente que não, porque estava ali para assistir todos os sócios a falar. Não diferencio uns dos outros. Tenho muitos diferendos com Luís Filipe Vieira, mas foi presidente do Benfica e merece todo o respeito como todos os sócios. Não precisei de pensar e imediatamente respondi que não iria sair".

Manteigas disse que houve um grupo de sócios que o abordaram e que o que fez foi passar a mensagem aos outros candidatos. O que me diz é algo completamente diferente... O que diz é que Manteigas pediu, ou sugeriu, que abandonassem. Liderou o movimento, é isso?

"Sim... Se esse sócio tivesse falado comigo, eu teria tentado demovê-lo de o fazer. E explicado o porquê de não dever fazer isso. Não sei como é que isso pode servir de desculpa. Estamos a 30 dias das eleições - ou menos - e os candidatos, nestas Assembleias, têm ainda mais responsabilidade do que os outros sócios. Primeiro, porque representam todos aqueles que não lá estão, e é preciso ter bom senso. Os sentidos à flor da pele e saber como reagir em cada situação, protegendo ao máximo o Benfica e fazendo valer o que vem nos estatutos. O Benfica é um clube democrático e não faz sentido abandonar uma AG quando se vai lá para ouvir os sócios. Se calhar, se não houvesse essas formas de pensar, em vez de 800 ou 900 pessoas, tínhamos lá 5 mil ou 10 mil sócios. Tudo o que seja alterar este paradigma, promover o debate e a democracia, deve ser uma grande responsabilidade de cada candidato".

PUB

Mas além de responsabilizar João Diogo Manteigas, o Martim vai mais longe quando fala numa cartilha, em movimentos organizados por duas candidaturas...

"Qualquer sócio do Benfica que vá a uma AG percebe o alinhamento que existe nos sócios que lá estão presentes. Não há dúvida nenhuma da agenda desses sócios. E não há nada como dar um bom exemplo. O senhor Constantino é o coordenador das casas do Benfica dos Estados Unidos e do Canadá. Ele vive a 10 mil quilómetros da Luz. Entendeu ser tão importante esta AG que veio de propósito. E veio pedir que os candidatos encontrassem uma forma para que ele e os sócios que ele defende votassem. Ele não falou só de voto eletrónico. Disse 'venho aqui pedir que encontrem uma forma de podermos todos votar'. Ele não consegue chegar ao fim do que quer dizer, está sempre a ser apupado, com muita agressividade e má-criação, e mesmo depois de regressar da sua intervenção inacabada, vai para o lugar e é insultado várias vezes".

E isso foi a mando de João Noronha Lopes e João Diogo Manteigas?

PUB

"Há um alinhamento de ideias do que se pode dizer nas AG. Quando se vai contra isso, e essas são as ideias desses dois candidatos, não se consegue falar".

E a responsabilidade é desses dois candidatos?

"A responsabilidade de qualquer pessoa adulta é de cada pessoa. Cada sócio é responsável por si próprio. Os candidatos têm uma responsabilidade adicional e sabem quem são os seus apoiantes. Portanto, devem desde já mostrar suficiente poder de liderança para fazer imperar a democracia. Não se pode dissociar uma coisa da outra. E isso é claro".

PUB

Confirma que Luís Filipe Vieira apareceu acompanhado por seguranças?

"Eu confirmo que ele não entrou sozinho. Não sei identificar quem são as pessoas que estavam com ele ou não. Tenho a certeza absoluta que serão sócios do Benfica habilitados para estarem naquela Assembleia Geral. E isto é um facto. Não consigo dizer, sei que não veio com muita gente".

Por Record
4
Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
Ultimas de Benfica Notícias
Notícias Mais Vistas
PUB