"Beto é um bom guarda-redes, está a fazer um excelente campeonato, mas tem características diferentes do Eduardo. Com 1,80m ou 1,82m nunca será um grande guarda-redes". Esta frase, proferida por Jorge Jesus em fevereiro de 2009, quando este ainda era treinador do Sp. Braga, provocou naquela altura uma pequena guerra entre bracarenses e o Leixões, clube onde o guardião alinhava. Agora, cinco anos depois, Beto volta a "responder" ao técnico dos encarnados, com a conquista da Lliga Europa, melhorando assim o seu registo contra JJ.
Na final da Liga Europa, Beto enfrentou pela 9.ª vez uma equipa comandada pelo técnico natural da Amadora e conseguiu manter o bom registo que tem diante das formações de JJ. Em 9 encontros - por Leixões, Sp. Braga, FC Porto e Sevilha -, Beto venceu 4 encontros, empatou 3 (um deles o encontro desta noite) e perdeu 2. Neste histórico, o guardião, de 32 anos, soma 9 golos sofridos, uma média de um tento encaixado por partida. Além deste bom registo contra o atual treinador do Benfica, Beto tem também um bom histórico contra os encarnados, com 2 vitórias, 6 empates e 2 derrotas.
Beto voltou ainda a mostrar que é um guardião talhado para os desempate por grandes penalidades, ao travar dois em quatro disparos dos benfiquistas (Cardozo e Rodrigo falharam...). Antes, nos quartos-de-final, havia sido herói contra o Betis, ao travar o penálti que deu a passagem à sua equipa.
JESUS VS. BETO
Balanço de Beto
4 vitórias
3 empates
2 derrotas
9 golos sofridos