_

Talisca é solução de tipo utilitário

Talisca é solução de tipo utilitário
• Foto: Pedro Simões

O conhecimento que Jorge Jesus tem dos jogadores é a primeira condição para a escolha de um sistema. Viu-se como foi em 2009/10, quando o espanhol Javi García lhe deu confiança para apostar num só médio-defensivo na equipa com que conquistou o primeiro título de campeão nacional.

E como na época 2011/12 preferiu consolidar um 4x2x3x1 [ver diagrama ao lado] à volta da capacidade de transporte de jogo do internacional belga Axel Witsel.

PUB

Esta época, mais do que o sistema preferido – que para Jesus tem sido invariavelmente o 4x4x2 –, a dúvida metódica tem girado à volta da colocação de alguns elementos. Com Talisca à cabeça das suas preocupações.

O treinador é um defensor do caráter utilitário do jovem brasileiro e o posicionamento que lhe ofereceu de segundo avançado rendeu bons golos. A adaptação fulgurante de Jonas e a transferência de Enzo Pérez lançou Talisca em nova posição no meio-campo. Mas o ex-jogador do Bahia também já passou pelo flanco esquerdo, antes de Ola John ganhar finalmente a confiança do treinador.

PUB

“Os posicionamentos” adaptados, tão caros ao técnico do Benfica, têm mesmo sido muitas vezes os seus grandes desafios: fazer do grego Samaris o 6 que nunca foi parece à partida ser mais uma etapa que quer ganhar.

Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
Ultimas de Benfica Notícias
Notícias Mais Vistas
PUB